Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Lucia Conde de Oliveira, Caroline Oliveira da Silva, Milena Bezerra de Oliveira, Bárbara Diniz Lima Vieira e Silva Arruda, Maria Homéria Leite de Morais Sampaio, Ana Paula Silveira de Morais Vasconcelos

Resumo


O reconhecimento da saúde como direito universal assegurado na Constituição Federal de 1988 tem gerado vários desafios, destacando-se a reorientação do modelo de atenção, financiamento, controle social e recursos humanos. Em relação a este último, ressalta-se a formação profissional, por esta ter um papel fundamental para o avanço da Reforma Sanitária Brasileira e do SUS. Os Ministérios da Saúde e da Educação têm desenvolvido algumas políticas públicas, tais como o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), que visa reorientar a formação dos profissionais de nível superior. O presente trabalho é um recorte da pesquisa Avaliação da formação de profissionais de saúde de nível superior em Fortaleza-CE. O mesmo tem como objetivo avaliar os cursos da área da saúde nas Universidades Estadual e Federal do Ceará. Nosso enfoque é, especificamente, a avaliação do curso de Serviço Social da UECE, com ênfase na formação para atuação na atenção primária. Trata-se de um estudo qualitativo. Inicialmente, foi feita uma revisão sobre a produção acadêmica nessa temática. Em seguida foi realizada uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do MEC e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), confrontando com o projeto pedagógico (PP) do curso da citada universidade. Ainda realizaremos entrevistas semiestruturadas e grupo focal com docentes, discentes, profissionais do serviço e gestores. Na revisão sobre formação profissional em Serviço Social, realizadas nas revistas Temporalis e Serviço Social & Sociedade, no período de março de 2000 a dezembro de 2012, foram encontrados doze artigos que abordam a temática da formação profissional, mas nenhum abordava a formação voltada para a atenção primária. Apenas um artigo, que avaliava a implantação das DCN da ABEPSS, apresentava dados referentes à formação dos assistentes sociais para a saúde, identificando os componentes curriculares relacionados com a saúde, campos de estágios e os projetos de pesquisa e extensão na área. A referida pesquisa identificou a existência de várias disciplinas na área da saúde na maioria das unidades de ensino pesquisada. Na análise do PP do Serviço Social da UECE, há apenas um componente curricular obrigatório com conteúdo de saúde e outros optativos. O assistente social conclui a graduação com poucos os conhecimentos sobre a área da saúde, em muitos casos, essa formação só vai ocorrer na pós-graduação.

Palavras-chave


Formação Profissional; Avaliação; Serviço Social