Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CULTURA DE PAZ E JUVENTUDE: UMA WEB RÁDIO COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E CUIDADO ENTRE JOVENS ESCOLARES
Kelvia Maria Oliveira Borges, Antônio Emanuel Martins Bezerra, Leidy Daiane Paiva de Abreu, Samuel Ramalho Torres Maia, Raimundo Augusto Martins Torres

Resumo


Introdução: Vive-se, atualmente, as inovações tecnológicas, que são ferramentas que possibilitam a comunicação via internet que se configuram em processos de prática permanentes no processo de educação e cuidado nas mais diversas áreas de atuação profissional. Tais tecnologias proporcionam um grande potencial de promover o acesso de escolas, juventude e a população em geral ao mundo digital. Aliar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) à educação e a saúde tem levado pensar numa nova atenção e promoção voltada ao cuidado de jovens adolescente. Objetivo: Relatar a experiência com o uso de uma tecnologia digital, uma web rádio, para promover a educação em saúde com jovens e seus pares na escola. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem qualitativa em análise de material empírico postado no mural de recados da página da Web Rádio AJIR acerca do tema Cultura de Paz na Escola, tendo como conteúdo "perguntas" produzidas por escolares no mês de setembro de 2013, com a participação dialógica ativa no programa Em Sintonia com a Saúde, transmitido pela emissora. Tudo é produzido em estúdio nos dias de quarta-feira das 16h00min às 17h00min via internet com temáticas variadas e voltadas a saúde dos jovens com a participação de profissionais que dialogam e interagem com os escolares ao vivo. A interação ocorre através do link: www.uece.ajir.com.br e no acesso, Twitter: @radioajir, Skype (MSN) 01: web rádio ajir, Skype 02: radioajir, Facebook: Web Rádio AJIR e Mural de Recados do site da emissora. As interações ocorrem pela elaboração de perguntas, tirando dúvidas e, sobretudo, produzindo conhecimentos. Resultados: As perguntas mais frequentes foram: Como a escola pode promover a cultura de paz? Por que essa cultura de paz é necessária? Como a cultura de paz pode ser cultivada no mundo de violência como o de hoje? Que ideias poderiam ser trabalhadas para trabalhar a cultura de paz na nossa família? Como trabalhar a questão Bullying nas escolas no tocante a Cultura de Paz? Percebeu-se que os jovens estão abertos a conhecer o uso desta ferramenta para tirar dúvidas e aprender acerca do tema abordado, além de partilharem entre os seus pares dentro e fora da escola, algo evidenciado nas perguntas e comentários por eles postados na página da rádio. Conclusão: A Web Rádio AJIR configura-se como forte potencializador de um processo educativo, uma vez que, a internet torna-se mecanismo para amplas e ricas discussões cotidianamente para alimentar curiosidades e diminuir vulnerabilidades.

Palavras-chave


Projetos de Tecnologias da Informação e Comunicação; Cultura de Paz; Educação em Saúde

Referências


MEHLECKE, Q. T. C.; TAROUCO, L. M. R. Ambientes de Suporte para Educação a Distância: A mediação para aprendizagem cooperativa. Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 1 n. 1, p. 01-13, fev. 2003.

UNESCO. Relatório Jacques Delors. Educação para o século XXI: um tesouro a descobrir.Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2006.

LOPES NETO, A.A.; SAAVEDRA, L.H. Diga não para o bullying – programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes. Rio de Janeiro: ABRAPIA, 2003.