Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O BONDE DA PREVENÇÃO: ACADÊMICOS DA SAÚDE TRABALHANDO NA COMUNIDADE
Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho, Gabriella Machado Pimentel

Resumo


Caracterização do problema: O projeto teve o objetivo de integrar acadêmicos da saúde na comunidade proporcionando a formação de profissionais habilitados a compreender a saúde da população no contexto da atenção básica, além de capacitá-los a atuar de forma interdisciplinar em ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Atividade de extensão resultante da parceria entre a 9ªCRS, Secretaria Municipal de Saúde de Tupanciretã e Centro de Ciências da Saúde da UNICRUZ. Descrição da experiência: Todas as intervenções e atividades foram executadas pelos acadêmicos de cursos da saúde da UNICRUZ (Fisioterapia, Enfermagem e Biomedicina), Agentes Comunitários de Saúde e equipe de profissionais das ESF de Tupanciretã. As atividades oferecidas a comunidade aconteceram na praça central e atingiram a uma população em torno de 2.500 pessoas. Diversas ações de proteção, promoção e prevenção que integram saúde e educação foram efetivadas. Os profissionais que estiveram participando do evento atenderam tanto o público jovem, como adultos e idosos, movimentando de forma surpreendente e positiva a cidade de Tupanciretã. Paralelo as atividades da Praça Coronel Lima, aconteceu na Casa de Cultura Mariano Beck, a apresentação da Peça Teatral, encenada pelos acadêmico do Curso de Fisioterapia da UNICRUZ, sobre a prevenção das Hepatites Virais, para professores, alunos das escolas de Tupanciretã e GGM - Grupo Gestor Municipal/SPE - Saúde e Prevenção na Escola. Efeitos alcançados e recomendações: O trabalho desenvolvido se mostrou bastante proveitoso tanto para a comunidade quanto para os estudantes participantes. A participação de ambos contribuiu para o fortalecimento de uma cultura de valorização da vida e promoção à saúde que inclui a prevenção e o acesso aos recursos necessários para a sua efetivação. O trabalho revelou que práticas interdisciplinares podem ser o fio condutor para facilitação da integração entre formação e serviço, na qual o cuidado integral, de acordo com as necessidades sociais da população, requer o compromisso de todos seus atores.

Palavras-chave


Prevenção. Educação. Comunidade. Interdisciplinaridade.

Referências


BARROS, F. B. História e Legislação do SUS e Saúde da Família: problematizando a realidade da saúde pública. Rio de Janeiro: Editora Agbook, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção primária e Promoção da Saúde. 1a. Edição, Brasília: CONASS, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Adolescentes e jovens para a educação entre pares: Adolescências, juventudes e participação. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Mais saúde: direito de todo: 2008-2011. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008.