Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETO DE EXTENSÃO “UNIVERSIDADE E ESCOLA SOMANDO SABERES”: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Raissa Emanuelle Medeiros Souto, Perla Guimarães Feitosa, Emanuelle Rocha Sales, Dafne Paiva Rodrigues, Albertina Antonielly Sydney de Sousa

Resumo


Caracterização do Problema: O projeto de extensão aproxima a universidade da escola, por meio do desenvolvimento de oficinas educativas que auxiliam no estabelecimento de laços, na troca de conhecimentos entre os estudantes e contribuem para a identificação das necessidades da população em questão. Estas oficinas envolvem a promoção em saúde e a prevenção de doenças como eixos norteadores, baseados nas diretrizes do SUS. A abordagem educativa deve estar presente em todas as ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, facilitando a incorporação de ideias e práticas que passem a fazer parte do cotidiano das pessoas de forma a atender suas necessidades. Descrição da Experiência: A experiência relatada ocorreu no período de setembro a novembro de 2013, junto aos alunos do 1º ano do segundo grau de uma escola da Rede Pública de Fortaleza - CE, localizada na área da Secretaria Executiva Regional (SER) IV. Foram desenvolvidas dinâmicas para interação entre os alunos, bem como apresentação de vídeos e aulas expositivas. Efeitos alcançados: A vivência dos universitários foi fundamental para o desenvolvimento da habilidade de domínio de sala de aula, apoiando e sedimentando o conhecimento da teoria da universidade com as práticas assistenciais relacionadas ao contexto da saúde do SUS, promovendo e incentivando a promoção em saúde e a prevenção de doenças no âmbito da saúde do adolescente. Os escolares mostravam-se bastante interessados e motivados com as oficinas, participando das dinâmicas e tirando dúvidas. O Projeto contribuiu para a proteção e promoção em saúde do escolar, proporcionando-lhe um ambiente físico e emocional adequado ao seu crescimento e desenvolvimento, ajudando-o a compreender a importância dos exames de saúde periódicos, estimulando-os a utilizar os recursos de saúde da comunidade, concorrendo para a prevenção e controle das doenças transmissíveis. A experiência vivida trouxe um momento de construção compartilhada do conhecimento, onde, nós universitários, apreendemos habilidades educacionais e assistenciais e os alunos da escola, o conhecimento. Recomendações: A atividade de educação em saúde nas escolas deve ser encorajada, pois é considerada uma ferramenta essencial para o compartilhamento de saberes e práticas entre estudantes, e em contrapartida, a escola faz-se elemento ativo e responsável pelo aprimoramento da assistência e promoção da saúde da comunidade, facilitando a comunicação entre universidade-escola.