Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Desigualdades raciais em saúde: desafios para o Sistema Único de saúde - SUS
Angela Ernestina Cardoso de Brito

Resumo


No que se refere ao Sistema Único de Saúde – SUS a Constituição de 1988 definiu como princípios doutrinários: a universalidade, a integralidade e a equidade. A finalidade maior do SUS é criar uma rede descentralizada de ações e serviços e o  acesso universal a fim de responder as demandas e necessidades referentes aos problemas da população. Ao longo de nossa história, condições desiguais foram geradas para determinados seguimentos da população, com características culturais e raciais específicas, resultando em um quadro de iniquidades do campo da saúde. A população negra, dessa forma, tornou-se mais vulnerável às diversas patologias como: Linfoma de Burkitt, Doença Pulmonar, Câncer Endometrial, Diabetes, Infarto do Miocárdio, Hipertensão Arterial, Acidente Vascular Cerebral, Acidente Vascular Cerebral, Anemias Hereditárias dentre outras. É importante ressaltar que o conceito de saúde não está restrito apenas ao aspecto biológico, engloba elementos construídos historicamente, sobretudo a processos culturais e econômicos. Neste contexto a Política Nacional de Saúde Integral da população negra - PNSIPN foi criada tendo como princípios, a marca, as estratégias e as responsabilidades de gestão direcionadas para a melhoria das condições de saúde da população negra. Enfatizamos a necessidade do Ministério da Saúde implantar ações voltadas aos problemas que acometem a população negra. A inserção do quesito raça-cor como instrumento de identificação de prioridades, programas e políticas públicas em todas as unidades de saúde de todos os estados e Municípios. Além disso, a implantação de ações de capacitação dos profissionais de saúde com o intuito de romper com atitudes e práticas preconceituosas frente aos problemas enfrentados pela população negra.  Inclusão de práticas de promoção e educação em saúde da população negra nas rotinas de atenção à saúde e garantia de acesso em todos os níveis do sistema de saúde, dentre outros.  Considerando que o mais importante dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) é o da equidade, o Ministério da Saúde deve assumir o desafio de efetivar ações coordenadas nesta área. Dessa forma pode-se pensar na possibilidade da transversalização com as políticas existentes reconhecendo as especificidades de gênero e de raça com a possibilidade da criação de estratégias que efetivem a equidade na atenção à saúde da população negra.

 


Palavras-chave


Desigualdades Raciais, Saúde da População Negra, Sistema Único de Saúde - SUS, Política Nacional de Saúde Integral da população negra – PNSIPN.

Referências


ANJOS, José Carlos Gomes dos. Etnia, raça e saúde: sob uma perspectiva nominalista. In:MONTEIRO, S.; SANSONE, L. (org.). Etnicidade na América Latina: um debate sobre raça, saúde e direitos reprodutivos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2004a.

__________. Identidade Étnica e Territorialidade. In: ANJOS, José Carlos; BATISTA, Sergio (org.).

São Miguel e Rincão dos Martimianos: Ancestralidade Negra e Direitos Territoriais. Porto Alegre:Editora UFRGS, 2004b.

__________. No Território da Linha Cruzada. A cosmopolítica afro-brasileira. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Fundação Cultural Palmares, 2006.

__________. A filosofia política da religiosidade afro-brasileira como patrimônio cultural africano.

Debates do NER, Porto Alegre, v. 9, n. 13, pp. 77-96, jan./jun. 2008.

AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Sujeito, intersubjetividade e práticas de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, n. 6, v.1, p. 63-72, 2001.

AYRES, J. R. C. et al. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: CZERESNIA, D.; FREITAS C. M. (org.). Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003.

BATISTA, Luis Eduardo. Mulheres e homens negros: saúde, doença e morte. Tese (Doutorado).

Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2002.

__________ Masculinidade, raça/cor e saúde. Ciência e Saúde Coletiva, v. 10, n. 1, p. 71-80, 2005.

BARBOSA, Maria Inês. Racismo e saúde. Tese (Doutorado). Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Saúde da população negra no Brasil: contribuições para a promoção da eqüidade. Brasília: FUNASA, 2005.

FREITAS C. M. Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora. Fiocruz, 2003

Construção Social da Demanda. Direito à saúde – trabalho em equipe – participação e espaços públicos. Rio de Janeiro: CEPESC/UERJ: ABRASCO, 2005.

CRENSHAW, Kimberle. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 171-188, 2002.

CRUZ, S.; LÓPEZ, L.; ETCHEBERRY, D.; VIEIRA, M. S. Saúde da População Negra como Ação Afirmativa. Porto Alegre: Metrópole, 2008.

CSORDAS, Thomas. Corpo/Significado/Cura. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2008.

CUNHA, Olívia Maria Gomes da. Reflexões sobre biopoder e pós-colonialismo: relendo Fanon e Foucault. Mana, Rio de Janeiro, v.8, n.1, pp. 149-163, 2002.

FLEISCHER, S.; SCHUCH, P.; FONSECA, C.. Antropólogos em ação: experimentos de pesquisa em direitos humanos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

FOUCALT, Michel. Genealogía del racismo. La Plata: Editorial Altemira,1996.

__________. História da Sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

GOMES, Nilma. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, pp. 167-182, 2003.

GUIMARAES, Antônio S. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Ed. 34, 2005.

JACCOUD, L. Racismo e República: o debate sobre o branqueamento e a discriminação racial no Brasil. In: THEODORO, M. (org.). As políticas públicas e as desigualdades raciais no Brasil 120 anos após a abolição. Brasília: IPEA, 2008, pp. 49-68.

KASTRUP, V. A rede: uma figura empírica da ontologia do presente. In: PARENTE, A. (org.). Tramas da Rede. Novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004.

LACERDA, Alda; VALLA, Victor Vicent. Um outro olhar sobre a construção social da demanda a partir da dádiva e das práticas de saúde. In: PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. (org.) Construção Social da Demanda. Direito à saúde – trabalho em equipe – participação e espaços públicos. Rio de Janeiro: CEPESC/UERJ: ABRASCO, 2005.

R.; MATTOS, R. A. (org.). Cuidado. As fronteiras da integralidade. Rio de Janeiro: CEPESC/UERJ: ABRASCO, 2008.

PÓLVORA, Jacqueline Britto. Na Encruzilhada: impressões da socialidade batuqueira no meio urbano de Porto Alegre/RS. In: LEITE, Ilka Boaventura (org.). Negros no Sul do Brasil. Invisibilidade e Territorialidade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1996.

STOLCKE, Verena. Sexo está para gênero assim como raça para etnicidade? Estudos Afro- Asiáticos, Rio de Janeiro, v. 20, pp. 101-119, junho de 1991.

VÍTORA, C. G.; KNAUTH, D. R.; HASSEN, M. N. A. Pesquisa Qualitativa em Saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000.