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AÇÃO INTERSETORIAL PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ESCOLAS: AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DE MATERIAL EDUCATIVO SOBRE A HANSENÍASE
Resumo
No município do Rio de Janeiro a hanseníase persiste como um agravo à saúde que compromete a qualidade de vida de parte significativa da população. Os altos coeficientes de detecção em menores de 15 anos e incapacidades físicas no diagnóstico sinalizam a necessidade de investimento em ações de mobilização da sociedade em torno da identificação precoce de casos e em atitude cidadã frente aos indivíduos e famílias. O objetivo do trabalho foi avaliar a aplicabilidade de material educativo construído para crianças e adolescentes, o livreto “Tema de hoje: HANSENÍASE”, nos processos de educação e comunicação, nas escolas situadas no território das unidades da Rede de Atenção Primária à Saúde, considerando o “olhar” de professores e alunos. O material visa à compreensão sobre a doença e a promoção da saúde em torno dos eixos vida, ciência e solidariedade. Oferece uma dimensão ampliada da questão: história, epidemiologia, problema de saúde pública, caráter de doença infecciosa e curável, sinais e sintomas, convivência como superação do afastamento, acolhimento e cuidado à saúde. A seleção das áreas em estudo foi baseada nos indicadores epidemiológicos de maior endemicidade. Atividades realizadas: reunião com o Núcleo de Saúde na Escola e na Creche para apresentação da proposta e sensibilização dos profissionais da educação, visando a adesão das escolas da Rede Pública de Ensino Fundamental ao projeto; oficina de atualização em hanseníase para professores no território, apresentação do livreto e sua distribuição para utilização com a comunidade escolar; oficina de avaliação do livreto a partir da prática dos professores a fim de eleger as atividades pedagógicas e identificar as estratégias para a sua aplicação. Resultados: Dez escolas da 10a CRE, zona oeste, aderiram à proposta promovendo intenso debate que resultou na identificação de estratégias de aplicação do livreto, tais como a leitura coletiva; disponibilização do livreto na sala de leitura; apropriação pelos professores na criação de outros materiais educativos e a inclusão da discussão do conteúdo na reunião de professores e na reunião de pais. O conteúdo do livreto foi considerado relevante para a comunidade escolar e foi aprovado pelos professores, alunos e responsáveis. Foi identificada a necessidade de construção de instrutivo que incorporasse as experiências vivenciadas e atividades que se mostrassem pertinentes à sua aplicação.
Palavras-chave
hanseníase, informação científica, escola