Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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AÇÃO INTERSETORIAL PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ESCOLAS: AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DE MATERIAL EDUCATIVO SOBRE A HANSENÍASE
Joana D'Arc Dantas de Oliveira, Maria Cristina Dias da Silva, Claudia Menezes da Silva, Rachel Tebaldi Tardin, Rilza Beatriz Gayoso de Azeredo Coutinho, Maria Edilene Vicente Lopes

Resumo


No município do Rio de Janeiro a hanseníase persiste como um agravo à saúde que compromete a qualidade de vida de parte significativa da população. Os altos coeficientes de detecção em menores de 15 anos e incapacidades físicas no diagnóstico sinalizam a necessidade de investimento em ações de mobilização da sociedade em torno da identificação precoce de casos e em atitude cidadã frente aos indivíduos e famílias. O objetivo do trabalho foi avaliar a aplicabilidade de material educativo construído para crianças e adolescentes, o livreto “Tema de hoje: HANSENÍASE”, nos processos de educação e comunicação, nas escolas situadas no território das unidades da Rede de Atenção Primária à Saúde, considerando o “olhar” de professores e alunos. O material visa à compreensão sobre a doença e a promoção da saúde em torno dos eixos vida, ciência e solidariedade. Oferece uma dimensão ampliada da questão: história, epidemiologia, problema de saúde pública, caráter de doença infecciosa e curável, sinais e sintomas, convivência como superação do afastamento, acolhimento e cuidado à saúde. A seleção das áreas em estudo foi baseada nos indicadores epidemiológicos de maior endemicidade. Atividades realizadas: reunião com o Núcleo de Saúde na Escola e na Creche para apresentação da proposta e sensibilização dos profissionais da educação, visando a adesão das escolas da Rede Pública de Ensino Fundamental ao projeto; oficina de atualização em hanseníase para professores no território, apresentação do livreto e sua distribuição para utilização com a comunidade escolar; oficina de avaliação do livreto a partir da prática dos professores a fim de eleger as atividades pedagógicas e identificar as estratégias para a sua aplicação. Resultados: Dez escolas da 10a CRE, zona oeste, aderiram à proposta promovendo intenso debate que resultou na identificação de estratégias de aplicação do livreto, tais como a leitura coletiva; disponibilização do livreto na sala de leitura; apropriação pelos professores na criação de outros materiais educativos e a inclusão da discussão do conteúdo na reunião de professores e na reunião de pais. O conteúdo do livreto foi considerado relevante para a comunidade escolar e foi aprovado pelos professores, alunos e responsáveis. Foi identificada a necessidade de construção de instrutivo que incorporasse as experiências vivenciadas e atividades que se mostrassem pertinentes à sua aplicação.

Palavras-chave


hanseníase, informação científica, escola