Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ALIMENTAÇÃO E MÍDIA: DISCURSOS E SENTIDOS VEICULADOS EM TEXTOS JORNALÍSTICOS E PROPAGANDAS DE ALIMENTOS DE UMA REVISTA DE GRANDE CIRCULAÇÃO
Joana D'Arc Dantas de Oliveira, Bruna Pitasi Arguelhes

Resumo


O trabalho analisa e compara textos jornalísticos sobre alimentação e propagandas de alimentos industrializados veiculados em revista de grande circulação, no primeiro trimestre de 2011. As análises de conteúdo, realizadas separadamente, buscam interpretar as mensagens e seus significados, a partir da construção de categorias temáticas. Os sentidos sobre alimentação evocados nos textos são resgatados na dimensão do individual, do corpo esbelto, de normas e de dieta regrada. Alimentação saudável significa vida melhor, bons hábitos, comportamentos e sacrifícios. A técnica de preparo de alimentos é citada pelos chefs e suas propriedades nutricionais por profissionais de saúde. Finalmente é destacada a comida como notícia e como mercadoria. Ausentes questões da alimentação no mundo e no país, políticas e direitos. Cultura e história ocorrem esparsamente. As propagandas recuperam noções contemporâneas relativas às representações de “qualidade de vida” como saúde, alimentação, atividade física e o cuidado com o meio ambiente. Nos anúncios há combinação entre a publicidade do prazer, desejos e sonhos e o discurso científico da biomedicina, o que resulta em prescrições de modelos de consumo que não dão conta da complexidade da alimentação e da saúde. Ao mesmo tempo em que estimulam um estilo de vida “saudável”, estimulam a compra de produtos não saudáveis. As contradições se evidenciam porque a alimentação recomendada pelos entrevistados, artistas e profissionais de saúde, é antagônica às expostas pela propaganda. O consumo de alimentos industrializados, estimulado por sofisticadas estratégias de marketing das indústrias multinacionais, é considerado um dos fatores desencadeantes da epidemia global de obesidade e doenças crônicas. A imagem do corpo magro recomendada nos textos jornalísticos em muito se diferencia daquela resultante da alimentação da propaganda. Outro aspecto é o discurso do prazer e das festas das propagandas de alimentos industrializados, estratégia para estimular o consumo deste tipo de produto. Compreender as diferenças entre os discursos jornalísticos e os da publicidade de alimentos e sua influência nas práticas alimentares é um dos caminhos para uma abordagem mais compreensiva sobre a alimentação nos dias atuais. Contribui para a discussão de ações e políticas públicas que visem garantir uma alimentação saudável e adequada aos indivíduos, considerando os aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais envolvidos no ato de comer.

Palavras-chave


alimentação saudável, mídia, conhecimento