Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Luize da Silva Rezende da Mota, Rosana Maria de Oliveira Silva, Josicelia Dumêt Fernandes, Gilberto Tadeu Reis da Silva, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro

Resumo


Introdução: A pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem teve início em 1972, com o curso de Mestrado na Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como objetivo qualificar profissionais para a docência de nível superior e pesquisa. Sua expansão ocorreu a partir da década de 90, com apoio financeiro de organizações nacionais e internacionais, que possibilitou o aumento de cursos e programas. Esse crescimento vem ocorrendo de forma controlada pela CAPES, que acompanha, com indicadores de avaliação, cursos em funcionamento e delibera na abertura de novos cursos, a fim de assegurar a qualidade dessa formação. Entretanto, ainda se enfrenta o desafio de minimizar a desigualdade regional e responder a expansão do ensino superior. Objetivos: Identificar a produção científica nacional da enfermagem sobre a pós-graduação Stricto Sensu, publicada entre 2002 e 2012 e caracterizá-la quanto: ao idioma, a fonte e o ano de publicação, os descritores, a procedência, o Qualis do periódico, a função exercida pelos autores, a quantidade de autores, a instituição de origem, a titulação, o tipo da abordagem, o tipo do estudo, os sujeitos/ amostra e aspectos legais e éticos. Método: Estudo descritivo, de abordagem quantitativa, desenvolvido na perspectiva de uma pesquisa bibliométrica. A coleta de dados deu-se no período de outubro-dezembro de 2013, nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e SciELO como os seguintes descritores em saúde (DeCS): educação de pós-graduação em enfermagem, educação em enfermagem e enfermagem. As informações foram tabuladas em planilha do Microsoft Excel. Resultados: Foram encontrados 08 artigos, com predomínio de produções: no estado de São Paulo, nos anos 2005 e 2012, em periódicos Qualis A, idioma português e com abordagem quantitativa. Conclusão: Considerando a sua importância, ainda se mostra tímida e localizada a publicação sobre o tema.

Palavras-chave


educação de pós-graduação em enfermagem; educação em enfermagem; enfermagem.