Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A PESSOA IDOSA LONGEVA E OS CUIDADOS EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Mavy Batista Dourado, Ana Luiza Barreto de Oliveira, Tânia Maria de Oliva Menezes

Resumo


O envelhecimento é um processo intrínseco do desenvolvimento humano, e produz novos desafios a sociedade. A pessoa idosa, sobretudo os octogenários, nonagenários, centenários continua a preocupar os teóricos no desenvolvimento de projetos e mobilização pelas reais necessidades e exigências deste segmento, que aguarda receber uma assistência cada vez mais especializada. O perfil de morbimortalidade da população idosa e a forma de utilização dos serviços de saúde provocam uma demanda da população idosa por cuidados de saúde diferenciada, a pessoa idosa tem utilizado com maior frequência e intensidade esses serviços e exigem ações de maior complexidade e custo. Nesse contexto, o objetivo do estudo é analisar a produção do conhecimento sobre a pessoa idosa longeva e os cuidados em saúde. Trata-se de uma revisão da integrativa da literatura. Foram utilizadas a base de dados SCIELO e LILACS, nos meses de junho a agosto de 2013. Com a seguinte questão investigativa: Qual a produção do conhecimento sobre a pessoa idosa longeva e cuidados de saúde?. Os artigos foram selecionados a partir da leitura do título e resumo e, em seguida, aplicados os critérios de inclusão: 1. artigos científicos referentes a pessoa idosa e cuidados de saúde; 2. com idiomas português, espanhol e inglês e ter sido publicado nos anos de 2008 a 2012; 3. artigos na integra. Como critério de exclusão: 1. Artigos de revisão. Na base de dados SCIELO foram encontrados três artigos e apenas um estava relacionado a temática de saúde da pessoa idosa e, na base LILACS foram encontrados 551 publicações, sendo selecionados apenas 15 desses artigos, dos quais os objetos de estudos eram direcionados ao uso e acesso aos serviços de saúde pela população idosa, análise de dados demográficos, socioeconômicos, padrão epidemiológico e as condições de saúde dos idosos em relação às dificuldades no acesso aos serviços de serviços, sendo apenas dois artigos específicos relacionados aos cuidados a pessoa idosa, sendo apenas uma produção cientifica voltada para o significado do cuidado ao idoso longevo. O número de publicações na área relacionada à saúde do idoso, sobretudo o idoso de 80 anos ou mais e cuidados de saúde ainda é incipiente, apresentando uma lacuna a qual se faz necessário o desenvolvimento de mais trabalhos científicos para este segmento populacional.

Palavras-chave


cuidados de saúde; idoso de 80 anos ou mais; serviços de saúde para idosos

Referências


FIALHO, Camila Bruno. Uso de serviços de saúde por idosos com incapacidade funcional: um estudo epidemiológico baseado no Inquérito de Saúde de Belo Horizonte. 2012. 57f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte. Disponível em: <http://www.cpqrr.fiocruz.br/texto-completo/D_84.pdf> Acesso em: 03 mai 2013.

LODOVICI, Flaminia Manzano Moreira, SILVEIRA, Nadia Dumara Ruiz. INTERDISCIPLINARIDADE: DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GERONTOLÓGICO. Estudos Interdisciplinares do Envelhecimento, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 291-306, 2011. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/24814 >Acesso em: 22 mai 2013.

VERAS, Renato Peixoto. Prevenção de doenças em idosos: os equívocos dos atuais modelos. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 28, n. 10, Oct. 2012 . Disponivel em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v28n10/03.pdf> Acesso em: 10 jun 2013.