Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATO DA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO TECNOLÓGICO ACERCA DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Thais Rodrigues Paula, Emanuela Oliveira Rebouças, Mônica de Fátima Ferreira Rocha, Ana Paula da Silva, Márcia de Alcântara Mendes, Danielle Christine Miranda Vieira, Vanessa Barreto Bastos Menezes

Resumo


Em meio a tantas transformações, a manutenção da saúde deve ser um ponto importante, observado não só por responsáveis adolescentes, mas também pelo próprio jovem. O jogo vem sendo considerado por seus propositores, na área da saúde, um instrumento educativo potencialmente capaz de contribuir tanto para o desenvolvimento da educação como para a construção do conhecimento da saúde. Desta maneira, a criatividade deve ser um requisito inerente ao profissional de saúde. Este estudo objetivou relatar a construção e aplicação de um instrumento tecnológico acerca de infecções sexualmente transmissíveis. Foi desenvolvido numa perspectiva descritiva-exploratória, de natureza qualitativa, durante a disciplina de Ensino Clínico I (Saúde Coletiva) do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Estácio do Ceará e executado numa escola pública de Fortaleza (CE). Inicialmente, procedeu a apresentação dos acadêmicos de enfermagem. Os alunos mostraram-se desanimados quando o tema foi apresentado, visto que já era uma temática muito debatida com eles. Porém, quando evidenciado que esse debate seria numa abordagem diferenciada, a aceitação dos mesmos foi muito melhor. O instrumento tecnológico foi exposto em forma de jogo dividido em duas fases: um painel de perguntas e respostas e uma tabela com os sinais e sintomas das IST’s. Para os alunos valeu a experiência de poder participar do jogo de forma mais ativa, pois exigia que os mesmos pensassem e debatessem concomitantemente acerca da temática. Também foi de grande importância para os acadêmicos, pois estes puderam praticar a postura e desempenho diante de uma sala de aula, além de aprender a como lidar com o público adolescente.

Palavras-chave


Adolescente; Tecnologia; Educação em Saúde.

Referências


AURÉLIO, B.H.F.; Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Ed. Nova Fronteira; 1986.

 

BACKES, V. M. S.; PRADO, M. L.; LINO, M. M.; et al. Teses e dissertações de enfermeiros sobre educação em enfermagem e saúde: Um estudo bibliométrico. Revista Brasileira de Enfermagem. Vol. 66, n. 2, pp. 251-256, 2013.

 

BUOGO, M.; CASTRO, G.; Memorial de formação: Um dipoditovo de aprendizagem reflexiva para o cuidado em saúde. Revista Trabalho, Educação e Saúde. Vol. 2, n.11, pp. 431-449, 2013.

 

FELDMAN, L. B.; RUTHES, R. M.; CUNHA, I. C. K. O.; Criatividade e inovação: competências na gestão de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Vol. 61, n.2, pp. 239-242, 2008.

 

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

 

Monteiro, S. S.; Vargas, E.P.; Rebello, S.M.; Educação, Prevenção e Drogas: Resultados e desdobramentos da Avaliação de um Jogo educativo. Educação & Sociedade. vol. 24, n. 83, pp. 659-678, 2003.

 

 

RAMOS, F. R. S.; Bases para uma resignificação do trabalho de enfermagem junto ao adolescente. In: Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN). Projeto acolher. Adolescer: Compreender, acolher. Brasília; 2001. p. 183-193.

 

Shall, V.T.; Monteiro, S.; Rebello, S.; Torres, M.; Evaluation of the ZIG-ZAIDS game: an entertaining educational tool for HIV/Aids prevention. Caderno de Saúde Pública. Vol. 15, n. 2, pp.107-119, 1999.

 

Stefanelli, M. C.; Cadete, M. M. M.; Aranha, M. I.; Proposta de ação educativa na prevenção da AIDS: jogo educativo. Texto & Contexto Enfermagem. Vol. 7, n. 3, pp.158-173, 1998.

 

TORRANCE, E. P.; Criatividade – medidas, testes e avaliações. São Paulo (SP): Editora Ibrasa 1976.