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A PERCEPÇÃO DO GRADUANDO DE MEDICINA DIANTE DA INTEGRAÇÃO ENTRE AS NORMATIVAS GOVERNAMENTAIS E A APLICAÇÃO EM UNIDADES DE SAÚDE DE MANAUS – AMAZONAS
Resumo
Caracterização do Problema: A nova proposta do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas possibilita a inserção do graduando em vários cenários de prática no campo da saúde coletiva desde o início da graduação, com o intuito de desenvolver as competências adequadas para solucionar os problemas diante da realidade atual. Ao participar de experiências no contexto da rede de atenção à saúde, é possível proporcionar o confronto entre a teoria e prática. Entretanto, os profissionais dos serviços de saúde que recebem os estudantes enfrentam grandes desafios para integrar o discente em virtude da ausência de articulação entre as normativas governamentais e a aplicação na prática. Descrição da Experiência: As atividades das aulas práticas foram desenvolvidas em Unidades Básicas de Saúde no Estado do Amazonas entre os anos 2012 e 2013. Observou-se a atuação dos profissionais nessas UBS, bem como visitas à comunidade em cada território com auxílio de professores e de Agentes Comunitários de Saúde. Efeitos Alcançados: O estudante, ao ser inserido em cenários de práticas com situações baseadas no cotidiano é possível verificar que a construção do conhecimento induz o futuro profissional a refletir que o ser humano ao buscar atendimento precisa ser visto diante dos problemas e não somente do processo saúde-doença. Recomendações: As Unidades de Saúde apresentam experiências benéficas na construção do conhecimento, por isso, a inserção do estudante de medicina em diferentes unidades permite o desenvolvimento de sua própria visão do funcionamento do SUS e percepção da particularidade no funcionamento em cada território diante dos diversos níveis de atenção à saúde. Entretanto, as normativas governamentais e os profissionais das unidades de saúde apresentam um distanciamento entre aplicabilidade de alguns procedimentos. Por isso, percebe-se que para o melhor aproveitamento das práticas, as equipes de saúde poderiam utilizar estratégias para aplicar melhor os procedimentos normativos, para diminuir essa lacuna e favorecer a melhora ao atendimento do usuário, demonstrando que um atendimento de qualidade não precisa de muitas tecnologias, e sim de recursos humanos preparados.
Palavras-chave
Saúde Coletiva; SUS; aprendizagem