Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DO MONITOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS: REVISÃO INTEGRATIVA
Sadrine Maria Eufrasino de Pinho, Fábia Maria Souza

Resumo


Não raro, o monitor tem sido um apoio necessário no sentido de minimizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos no curso de disciplinas por todo semestre. Sendo a monitoria é um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar conteúdos e solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em sala de aula tem despertando maior interesse e procura por parte do aluno (HAAG et al., 2007). Identificar as atividades desenvolvidas pelo monitor e sua importância no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma revisão integrativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados: (Scielo), (Bireme) e (Medline), em publicações referentes ao tema, no período de 2005 a 2013. A partir da análise dos artigos e demais literatura pode-se verificar que o monitor auxilia o professor nas atividades didáticas, no preparo e na realização de aula teórico e pratica, na organização do material didático, auxilia o professor nas atividades de preparo e realização de trabalhos práticos voltados ao ensino; auxilia os discentes com baixo aproveitamento na disciplina e ainda contribui nas atividades de pesquisa, visando proporcionar ao aluno maior aproveitamento da disciplina. Outro aspecto importante evidenciados nos estudos relativo ao monitor é que ele funciona como um elo entre professor e aluno, disposto a colaborar em todo processo de ensino-aprendizagem, visto que o monitor ao repassar ao aluno seus conhecimentos utiliza metodologias partindo de suas perspectivas e experiências, na qual enriquece e agrega conhecimento ao aluno. Daí o entendimento que as atividades do monitor se tornam estratégias pedagógicas apropriadas para fortalecer o companheirismo entre os colegas desenvolvendo a comunicação (CAVALHEIRO; PINO, 2007). Observou-se que a monitoria é um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar o conteúdo dado pela disciplina, sua intenção é beneficiar os acadêmicos em sua formação a fim de funcionar como um instrumento facilitador para o desenvolvimento do ensino teórico-prático do aluno. Desta feita, considerou-se de grande valia conhecer as atividades e a importância do monitor em cooperar na melhoria do ensino, na ampliação do conhecimento e na facilitação da aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave


Ensino- aprendizagem; Enfermagem; Monitoria

Referências


CAVALHEIRO, P.; PINO, J.C.D. Aprendizagem e cooperação em atividades de monitoria para o ensino de ciências no nível fundamental. Experiências em Ensino de Ciências – V2(3), pp. 17-33, 2007.

HAAG, G.S.; KOLLING, V.; SILVA, E.; MELO, S.C.B.; PINHEIRO, M. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília 2008 mar-abr; 61(2): 215-20.