Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: PERCEPÇÃO DO CUIDADO DURANTE UMA VISITA DOMICILIAR SOB A ÓTICA DO ACADÊMICO
Thais Rodrigues Paula, Emanuela Oliveira Rebouças, Danielle Christine Miranda Vieira, Mônica de Fátima Ferreira Rocha, Vanessa Barreto Bastos Menezes

Resumo


A atenção primária tem um papel importantíssimo na vida da população, tendo em vista que, as estratégias usadas e os serviços prestados dentro da comunidade criam um vínculo entre o profissional da saúde com o paciente e a comunidade, com o intuito de promover com qualidade o atendimento individualizado e humanizado. O objetivo deste estudo foi relatar a percepção do cuidado durante uma visita domiciliar sob a ótica do acadêmico no âmbito da atenção básica. Na visita, os clientes eram idosos, um destes, era hipertenso e possuía várias complicações. O atendimento foi realizado por acadêmicos de enfermagem e o docente responsável pela disciplina. A visita foi realizada com o objetivo de potencializar o aprendizado dos alunos, instigando os mesmos a trazerem à baila todo o conhecimento teórico visto em sala de aula no âmbito da atenção básica. Essa experiência possibilitou aos acadêmicos que tivessem o primeiro contato com a visita domiciliar, podendo vivenciar uma consulta de enfermagem e realizar os procedimentos necessários.

Palavras-chave


Enfermagem; Visita domiciliar; Atenção básica

Referências


FRANCO, T. B.; MERHY, E. E. Programa de Saúde da Família (PSF): Contradições de um  Programa destinado à mudança do modelo tecnoassistencial. In: MERHY, E. E et al. O trabalho em saúde: olhando e experienciando o SUS no cotidiano. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 2004. p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. 4. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL. Portaria MS/GM n. 2.488, de 21 de outubro de 2011. Estabelece a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde  da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs). Diário Oficial da União, Brasília, 24 out. 2011. Seção 1, p. 48-55.

MS (Ministério da Saúde). 2012. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Departamento de Atenção Básica.

LOPES, W.O; SAUPE, R; MASSAROLI, A.; Visita domiciliar: tecnologia para o cuidado, o ensino e a pesquisa. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 7, n. 2, p. 241-247, abr.-jun. 2008.