Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A INTERFACE DA EDUCAÇÃO COM A SAÚDE EM UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE
Cristina Maria Toledo Massadar Morel, André Feitosa, Janete Evangelista, Ronaldo Travassos

Resumo


A formação de professores para educação profissional no Brasil é uma questão que, historicamente, foi secundarizada no âmbito das políticas educacionais. Várias foram as políticas voltadas para a questão, mas quase todas de caráter emergencial, como no caso do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae - 2000/2007). A despeito destas iniciativas, no campo da saúde, a docência é exercida, de um modo geral, por profissionais que dominam o conhecimento técnico específico da área em que atuam, sem que para isso tenham uma formação pedagógica adequada. Diante deste panorama, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio implantou, em 2013, o Curso de Especialização em Docência em Educação Profissional em Saúde, com o objetivo de oferecer formação adequada aos futuros docentes deste ramo da Educação. Nesta experiência, o estágio é concebido não apenas como um componente da organização curricular, que assume a dimensão prática e instrumental, mas como eixo fundamental da formação. Configura-se como um espaço privilegiado da práxis docente e de pesquisa, integrado ao curso como um todo. O estágio consiste na observação e participação em sala de aula; na prática docente; na participação em oficinas que visam a instrumentalização para a  atuação docente; e na participação em seminários, onde profissionais são convidados a expor temas relacionados à realidade educacional e da saúde. Na condução de todas as atividades de estágio parte-se do princípio que os saberes profissionais docentes têm uma forte dimensão relacional e são constituídos, portanto, não só por saberes técnicos ou conhecimentos, mas também a partir das experiências escolares prévias dos futuros professores, de seu pertencimento cultural e de sua visão de mundo. Da mesma forma, a atuação na área da saúde, foco da prática docente, implica em práticas profissionais que envolvem emoções e valores. Neste sentido, a supervisão de todas as atividades de estágio é organizada de modo a abordar de forma integrada conhecimentos, saberem técnicos e valores. O trabalho de supervisão realizado possibilitou-nos identificar pontos em comum entre os saberes docentes e aqueles dos profissionais da área da saúde, no que diz respeito ao aspecto relacional, apontando para as possibilidades de aprofundar a reflexão sobre a formação docente na área da educação profissional, levando-se em conta as peculiaridades da atuação no campo da saúde.

Palavras-chave


estágio;docência;saúde

Referências


MERHY, Emerson. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Editora Hucitec,2002. (Saúde em Debate, 145).

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro,  n. 13,   2000 .   Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  14  dez.  2013.