Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A PESSOA IDOSA NA MÍDIA: OS DISCURSOS NO JORNAL
Daniela Chagas Oliveira França, Tânia Maria de Oliva Menezes

Resumo


O crescimento da população idosa é um dos grandes temas que vem sendo discutidos atualmente, devido às necessidades diferenciadas dessa população e pelo grande impacto social e econômico gerado por essa mudança na pirâmide etária brasileira. Uma das implicações do aumento do número de idosos é a imagem do idoso apresentada pela mídia, que consequentemente oferecerá uma nova constituição de representação da imagem do idoso no cenário contemporâneo. Objetivo: Analisar a visibilidade do envelhecimento e da pessoa idosa na mídia impressa. Métodos: Pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. A fonte de dados foi um jornal de grande circulação diária na cidade de Salvador-Bahia, sendo destacadas as manchetes veiculadas nos meses de agosto e setembro de 2013, que tinham como foco o processo de envelhecimento e a pessoa idosa. Foram excluídas as manchetes relacionadas com aniversário e morte da pessoa idosa, sendo analisadas conforme análise temática de Bardin. Resultados: Foram selecionados 61 periódicos, sendo encontradas 30 manchetes que tinham aderência ao objeto de estudo, apresentadas nas seguintes categorias: 1. Direito dos idosos: nas leis e na prática; 2. Dia do idoso: como tem sido comemorado; 3. Acidentes com idosos; 4. Qualidade de vida no envelhecimento; 5. Tecnologia e envelhecimento; 6. Vítimas em várias instâncias. Conclusão: Os meios de comunicação são capazes de dar mais visibilidade ao idoso, no entanto, com base nesses resultados percebe-se a pouca visibilidade que a mídia retrata a pessoa idosa e o processo de envelhecimento, assim como a falta de reconhecimento e inclusão dessa faixa etária em assuntos como saúde, lazer, economia e política. O Brasil está se tornando um país envelhecido e torna-se necessário voltar suas atenções para a imagem que é produzida na mídia sobre essa população, de forma a reduzir o preconceito e auxiliar os indivíduos a valorizar e respeitar mais esse segmento populacional que cresce a cada dia.

Palavras-chave


Envelhecimento; Mídia; Idoso

Referências


AREOSA, S. V. C; et.al. Envelhecimento, mídia e sociedade. Revista Contexto & Saúde, Ijuí, v. 10, n. 20. Jan./Jun. 2011. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/1528/1287. Acesso em: 11/11/2013;

BEZERRA, A. K. G. A construção e reconstrução da imagem do idoso pela mídia televisiva. Disponível em: http://bocc.unisinos.br/pag/guedes-ada-imagem-idoso-midia-televisiva.pdf. Acesso em: 21/10/2013;

NASRI, F. O envelhecimento populacional no Brasil. Einstein. 2008;6 (Supl 1):S4-S6. Disponível em: http://prattein.com.br/home/images/stories/Envelhecimento/envelhecimento_popu.pdf. Acesso em: 02/11/2013.