Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A ORIENTAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DA CIDADANIA JUNTO AS GESTANTES E PARTURIENTES DO HOSPITAL GERAL MENANDRO DE FARIAS
Indiara dos Santos de Jesus, Tatiele Gomes dos Santos, Simone da Silva Santos

Resumo


O presente artigo refere-se à discussão sobre a importância da orientação na prática do assistente social, no interior do Hospital Geral Menandro de Farias, no município de Lauro de Freitas. Foi identificado pela equipe de estagiárias de Serviço Social deste hospital, no período de agosto/2012 à outubro/2012, que a maior demanda para o Serviço Social desta instituição junto as gestantes e parturientes, são de orientações quanto funcionamento do próprio corpo, além dos seus direitos sociais assegurados em lei, a necessidade de outros tipos de atendimentos: orientação sobre aleitamento materno, esclarecimentos de dúvidas sobre Planejamento Familiar, além de orientações quanto direitos sociais como aquisição de documentação, beneficio social como Bolsa Família e o programa “Minha Casa, Minha Vida” e a importância do registro civil dos recém nascidos. A construção deste estudo é baseada na análise de experiência de estágio, visando ampliar o contexto da orientação de caráter educativo sobre os direitos sociais. A atuação do Serviço Social junto às gestantes e parturientes tem sido vital para o enfrentamento de um cotidiano onde são cerceados os direitos e o pleno exercício da cidadania dessas mulheres. A partir do desenvolvimento de ações sócio-educativas no sentido de orientar e humanizar as ações dentro do hospital pode-se alcançar avanços nas políticas públicas que integram o sistema de proteção social do Brasil.

Palavras-chave


Orientação; Serviço Social; Cidadania

Referências


BAPTISTA, Myrian Veras. A investigação em Serviço Social .Veras Editora, Lisboa – São Paulo, 2001.

BAPTISTA, M. V.; BATTINI, O. A Prática Profissional do Assistente Social: teoria, ação, construção do conhecimento. São Paulo: Veras editora, 2009. v. 1.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

 

COSTA, Maria Dalva Horacio. O Trabalho nos serviços de saúde e a inserção dos Assistentes sociais. Serviço Social e Sociedade, n. 62, São Paulo, Cortez, 2000.

 

ESTEVAM, Érika Fabiana Brugnola. MAGRI, Grazielle Pereira. Assistente Social: Um garantidor de direitos? Presidente Prudente/SP, 2005.

 

GUERRA, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social. São Paulo, Cortez, 2003. Artigo.

 

IAMAMOTO Marilda Vilela. “Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social.” 2°ed.São Paulo:Cortez, 2008.

JESUS, C. da S. de. O Serviço Social e as ações sócio-educativas com famílias: um estudo sobre as publicações dos assistentes sociais. 2005. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

SANTOS, Jose Alcides Figeredo. Classe Social e Desigualdade de Genero no Brasil. In______. Revista de Ciencias Sociais. Rio de Janeiro, Vol 51, nº2 2008, pp353a 402

SODRÉ, Francis. Serviço Social e o campo da saúde: Para além dos plantões e encaminhamentos. Artigo.

SOLLA, Jorge José Santos Pereira. Acolhimento no sistema municipal. Artigo.

SOUZA, Íris de Lima. Serviço Social na educação: saberes e competências necessárias no fazer profissional/Íris de Lima Souza. Natal, 2006

VASCONCELOS, A. M. de. A prática do Serviço Social: cotidiano, formação e alternativas na área da saúde. São Paulo: Cortez, 2002.

BEHRING,Elaine Rossetti e BOSCHETTI, Ivanete. PolíticaSocial: fundamentos e história. SãoPaulo: Cortez, 2006. (Biblioteca básica de serviço social; v.2)

 

LEGISLAÇÕES

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada até a Emenda Constitucional número 70, de 29-03-2012. 21. Disponível em http://www.senado.gov.br/legislacao/const/. Acesso: 19 set. 2012. Às 10:34h

 

Brasil. Lei nº 6. 229, de 17 de julho de 1975.

 

_____. Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Resolução CFESS nº 273, de 13 de março de 1993, com as alterações introduzidas pelas Resoluções CFESS nº 290/1994 e n. 293/1994.

 

______. HumanizaSUS. Política Nacional de Humanização: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

 

CFESS – Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta.

Legislação e Resoluções sobre o trabalho do/a assistente social. 183-185. CEFESS, 2011.

LINKS:

 

Política de Saúde no Brasil. Disponível em: http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto1-5.pdf

 

Cria o Sistema Nacional de Saúde. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/L6229.htm.

 

Assistência social- SINPAS, e dá outras providências. Disponível em:http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1977/6439.htm.

 

Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.  Disponível em:

http://www.soleis.adv.br/suscomunidaderecursos.htm Brasil. Portaria no 545, de 20 de maio de 1993.

 

http://www.saude.ba.gov.br/dgrp/index.php?option=com_content&view=article&id=340&Itemid=191.Acesso em: 28 de set. 2012. Ás 14:46

 

http://www.webartigos.com/artigos/o-servico-social-hospitalar-na-consolidacao-das-leis-que-amparam-os-direitos-das-gestantes- parturientes/54358/#ixzz27nOPPiJI. Acesso em: 28 de set. 2012. Ás 16:36