Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES SOBRE O DISPOSITIVO APOIO E SUA POTÊNCIA DE FABRICAR CONEXÕES
Ana Cristina Sundfeld

Resumo


As equipes de referência e o apoio são arranjos capazes de ampliar o poder das equipes quanto ao processo de trabalho a partir de negociações, trocas de saberes e práticas e decisões conjuntas. O apoio busca a criação de um espaço de horizontalidade para problematização das ofertas clínicas, dos projetos de intervenção e da gestão dos processos de trabalho. Nele estão envolvidos diversos atores na produção de um território de conexões que pode provocar a invenção de projetos singulares terapêuticos capazes de atender as singularidades dos usuários e compor estratégias de cuidado significativas e ampliadoras da potência de vida. Nos encontros entre os atores espera-se uma construção coletiva em que o cuidado transite como campo comum a todos os envolvidos ao mesmo tempo em que entram em cena os saberes das especialidades que compõem os núcleos específicos e podem contribuir para a armação de estratégias e enfrentamentos mais potentes das situações de adoecimento. O diálogo e o compartilhamento de conhecimentos e experiências pode ampliar a inventividade da equipe, criando porosidade, de modo que as hierarquias entre saberes e práticas se desmanchem, dando lugar a composições híbridas, misturas, experimentações. O dispositivo apoio é um desafio, a começar pela fabricação do coletivo e sua implicação.  Como ofertamos este espaço para as equipes?. O que é trazido para a cena: o olhar do especialista ocupado com a identificação de diagnósticos e proposição de manejos?, as dificuldades do encontro com o sofrimento do usuário e suas afetações nos trabalhadores: impotência, desconforto, angústia?. Será que o apoio produz a análise desses processos no coletivo?. E a construção do projeto terapêutico singular conversa com as necessidades do usuário ou apenas responde aos anseios das equipes?, a singularidade do usuário compõe esse processo?. O espaço do apoio fortalece a criação de rede, de articulações? Como enfrenta as disputas e tensões que lhe atravessam?. Estas inquietações fazem parte da pesquisa de doutorado sobre a fabricação do apoio no município de São Bernardo por meio da produção cartográfica. A intenção desse trabalho é compartilhar reflexões sobre os desenhos possíveis do apoio e seus efeitos, tratando-se de uma pesquisa em andamento.

Palavras-chave


apoio, coletivo, cuidado

Referências


BARROS, L.P; KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V; ESCÓCIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p.52-75.

CAMPOS, G.W.S.; DOMITTI, A.C Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n.2, p. 399-407, fev. 2007.

DELEUZE,G. O que é um dispositivo? In _______ O mistério de Ariana. Lisboa, Ed Vega-Passagens, 1996, p. 83-96.

FEUERWERKER, L.C.M. Micropolítica e saúde: produção do cuidado, gestão e formação. 2012. Tese de Livre docência – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MERHY, E.E. Micropolítica do encontro intercessor apoiador-equipe, substrato para um agir intensivista. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 34, n. 86, p. 433-435, jul/set. 2010.

VASCONCELOS, M.F.F.; MORSCHEL, A. O apoio institucional e a produção de redes: do desassossego dos mapas vigentes na Saúde Coletiva. Revista Interface, Botucatu, v. 13, suppl. 1, p.729-738, 2009.