Tamanho da fonte:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE FISIOTERAPIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA SAÚDE (PET-SAÚDE) REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM UM CAPS AD DO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA
Resumo
Introdução: A comprovação de que o uso de álcool e outras drogas tomou proporção de um grave problema de saúde pública, no Brasil e no mundo, se dá pela relação existente entre o consumo dessas substâncias e os agravos sociais que dele decorrem ou que o reforçam. A implantação dos serviços de atenção diária, como o Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS AD) tem mudado visivelmente o quadro de atenção em saúde mental no Brasil. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes e profissionais de fisioterapia do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) Rede de Atenção Psicossocial (PET Atenção Psicossocial) em um CAPS AD na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma profissional de Fisioterapia atuante em um CAPS AD e duas acadêmicas de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, bolsistas PET Atenção Psicossocial, orientadas por uma docente tutora e pela coordenação do programa. A rotina da fisioterapeuta foi acompanhada pelas acadêmicas e compreendeu atendimentos individuais, acolhimentos, participação em reuniões de grupo de familiares e dependentes químicos, assim como nas oficinas terapêuticas. As atividades ocorreram, durante o mês de Agosto de 2013 no CAPS AD de Uruguaiana RS, sendo estes encontros registrados em um diário de campo. Discussão e Resultados: Essas atividades objetivam uma melhora da qualidade de vida desses usuários minimizando os danos à saúde, causado pela dependência química, reinserindo e encorajando-os a retomarem suas atividades. Essa experiência nos aproxima das realidades e necessidades dos usuários, visando o cuidado integral, estabelecendo vinculo entre usuários, serviço e profissionais. Neste contexto, ressalta-se a importância do fisioterapeuta que não só realiza atendimentos voltados para acometimentos específicos da área, no âmbito da reabilitação, como também realiza a promoção da saúde, participando de diversas atividades junto aos usuários, do serviço e dentro da equipe multidisciplinar. A saúde mental insere-se na graduação em fisioterapia a partir deste programa de extensão, apontando um novo campo de atuação e a necessária reformulação dos cenários de práticas do curso. Conclusão: Conclui-se com essa experiência a importância do projeto PET Atenção Psicossocial que proporciona vivências na área da atenção em saúde mental, que no decorrer do curso de graduação de fisioterapia é inexistente, assim, agregando novos saberes e novos cenários de ensino aprendizagem à formação profissional.
Palavras-chave
Promoção da saúde, Redução de danos, Saúde Mental.
Referências
Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. A política do Ministério da Saúde para a atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas. Brasília, DF: Autor. 2005.
Pinho, Paula et al. Reabilitação psicossocial dos usuários de álcool e outras drogas: a concepção de profissionais de saúde. São Paulo, 2009.