Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AÇÕES DE VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO E CONTROLE DA TUBERCULOSE E HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE CAXIAS – MARANHÃO
Beatriz Mourão Pereira, Maria Edileuza Soares Moura, Layana Pachêco de Araújo Albuquerque, Gleciane Costa de Sousa, Lívia Maria Nunes de Almeida

Resumo


Introdução: A hanseníase e a tuberculose são prevalentes nos aglomerados urbanos, principalmente nas periferias e favelas, associadas a indicadores sociais de pobreza e exclusão social. Tanto as características clínicas quanto as epidemiológicas dessas doenças têm sido objeto de estudos e vigilância, no entanto, a situação de prevenção e controle não sofreu alterações significativas, apontando para um grande distanciamento entre o preconizado pela Organização Mundial de Saúde e a realidade. Assim, o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET Vigilância em Saúde) está sendo desenvolvido no município de Caxias - MA para promover e incentivar a mobilização da sociedade e dos profissionais de saúde quanto à importância da prevenção, controle e tratamento dos casos de tuberculose e hanseníase, considerando todos os atores envolvidos como ativos e responsáveis pelo cuidado com a saúde coletiva. Objetivo: Conhecer e mapear a realidade em relação à situação dos casos de tuberculose e hanseníase no município de Caxias – MA e traçar intervenções específicas e eficazes, a partir dos dados obtidos, para melhorar a qualidade da prevenção, controle, tratamento e da assistência aos envolvidos neste cenário. Método: Realizou-se um levantamento do número de casos registrados de tuberculose e hanseníase e demais dados pertinentes para o levantamento epidemiológico dos referidos agravos, bem como o tipo de acompanhamento realizado por cada UBS, para a produção do Planejamento Estratégico Situacional (PES), que foi o instrumento norteador do processo de trabalho dos grupos componentes deste projeto. Resultados: Foram realizados 3 seminários e capacitações com os profissionais da rede municipal de saúde para discussão da problemática, com enfoque nas necessidades de melhorias na assistência; implementadas ações de prevenção e controle das doenças, nas visitas domiciliares e nas reuniões da comunidade, orientando a família e a comunidade. Conclusão: As ações até então executadas apontam para a necessidade de reorganização dos serviços da rede básica de saúde, na qual a busca ativa dos pacientes com tuberculose ou hanseníase e o exame dos seus contatos seja priorizado.

Palavras-chave


Vigilância em Saúde; Atenção Primária em Saúde; Educação em Saúde.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual dos comitês de mortalidade materna / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. 3. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2007.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atenção básica - n.21. Brasília: Ministério da Saúde. 2007.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 4.ed. Brasília: Ministério da Saúde. 2011.

 

CAXIAS. Vigilância Epidemiológica. Dados estatísticos. Secretaria Municipal de Saúde de Caxias - MA. 2010.