Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
NUTRINDO CONHECIMENTOS SOBRE A COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA SOBRE O PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO
Juliana Braga Rodrigues de Castro

Resumo


Introdução: A territorialização é um processo de observação e caracterização da área e comunidade de uma região. Trata-se de uma etapa de grande importância para Estratégia de Saúde da Família (ESF) por permitir o diagnóstico em saúde e o planejamento das ações de saúde direcionadas às necessidades de uma determinada comunidade. A tarefa de territorializar adquire três sentidos diferentes e complementares que se constituem de demarcação de limites das áreas de atuação dos serviços: reconhecimento do ambiente, população e dinâmica social e estabelecimento de relações horizontais com outros serviços adjacentes e verticais. Objetivos: Relatar percepção de uma profissional nutricionista residente multiprofissional em saúde da família no município de Sobral- CE sobre o processo de territorialização em saúde. Metodologia: O estudo trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa exploratório-descritiva. A pesquisa ocorreu em dois territórios da ESF do município de Sobral- CE, durante o mês de abril de 2013. Para coleta dos dados contou com um roteiro norteador padrão, que continha informações como: resgate histórico do bairro, mapeamento dos grupos/espaços de cuidado, grupos religiosos, mapeamentos dos equipamentos sociais, cadastro familiar, atendimento descentralizado, conselho local, rodas do Centro de Saúde da Família e lideranças comunitárias. A análise dos resultados ancorou-se nos registros em diário de campo quanto ao processo de territorialização. Resultados: Esta atividade permitiu uma aproximação com a realidade das comunidades, a partir da escuta de atores distintos como líderes que compartilharam o contexto atual e histórico, permitindo reconhecer as características sócio-políticas, culturais e econômicas e a dinâmica social. Conclusão: O processo de territorialização foi uma ferramenta imprescindível e favoreceu a compreensão sobre como os fatores socioeconômicos, ambientais e culturais afetam o comportamento da situação de saúde e nutrição da população e o quanto esse reconhecimento é fundamental para o planejamento de intervenções e políticas.

Palavras-chave


terriorialização; perspectivas; nutricionista

Referências


Referências: BARROS, D.C; SILVA, D.O; SANTOS, M.M.A;BAIÃO, M.R. Alimentação e Nutrição: contexto político, determinantes e informações em saúde. Rio de Janeiro, EAD/ENSP, 2013.

FONSECA, A. F. (Org.) O território e o processo saúde-doença. / Organizado por Angélica Ferreira Fonseca e Ana Maria D’Andrea Corbo. – Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007.

MONKEN, M.; BARCELLOS, C. Vigilância em saúde e território utilizado: possibilidades teóricas e metodológicas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 898-906, maio-jun. 2005.

PEREIRA, M. P. B.; BARCELLOS C. O Território no Programa de Saúde da Família. Revista Brasileira de Geografia Médica da Saúde, n.2, v.2,p.47-55, junho 2006