Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SAÚDE NA ESCOLA: USE A INTELIGÊNCIA, NÃO USE DROGAS
Layddyanne Portela Mota, Gracyanne Maria Oliveira Machado, Maria Rosiane Vasconcelos dos Santos, Luziane Cardoso Costa, Eliany Nazaré Oliveira, Bianca Waylla Ribeiro Dionisio, Paula Alves Rosa, Ana de Cassia Ivo dos Santos

Resumo


Caracterização do problema: É durante a adolescência que as drogas surgem dentro das famílias e na sociedade, por ser um período caracterizado por dúvidas, adaptações e descobertas, essa fase torna os indivíduos vulneráveis, devido os conflitos constantes e a inserção em novos grupos e relacionamentos. A importância de estar discutindo do uso de drogas se justifica, pelos prejuízos ocasionados por esse problema de saúde pública que podem estar sendo prevenidos. Descrição da experiência: Este relato de experiência retrata a vivência de acadêmicas de enfermagem em atividades educativas realizadas com adolescentes de uma escola pública de ensino fundamental juntamente com o Programa Saúde na Escola. Tais ações ocorrem na primeira semana de novembro de 2013, nos turnos manhã e tarde no município de Chaval – Ceará. A priori, procurou-se estabelecer com os estudantes um vínculo, por meio de conversas informais. As atividades educativas ocorrem separando-se os adolescentes por sala, devido diferenças etárias, utilizamos os seguintes recursos didáticos: Roda de conversa “drogas, nem morto” e vídeos educativos. Foram elaborados panfletos, a fim de oportunizar os conhecimentos dos alunos. Efeitos alcançados: As atividades foram ministradas em uma sala de aula, onde era ocupada por duas turmas de cada vez, sendo repetidas, várias vezes. Em cada sessão foi observado um interesse significativo por parte dos adolescentes, os quais expressavam suas dúvidas e curiosidades sobre a temática, ocorrendo participação ativa dos alunos. Recomendações: Esta experiência contribuiu para que as acadêmicas compreendessem a relevância de estar adotando medidas no que se refere à educação em saúde, no sentido de promover prevenção em relação ao uso e o abuso de drogas.

Palavras-chave


saúde;escola;drogas

Referências


VASTERS, G.P.;PILLON S.C. O uso de drogas por adolescentes e suas percepções sobre adesão e abandono de tratamento especializado. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v. 19, n.2, mar-abr, 2011