Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO (PET) NA SAÚDE E AS PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES DA CARTOGRAFIA PARA A IMERSÃO NO CAPS AD DE PARNAÍBA-PI
Adriana Lima Barros, Ariana Campana Rodrigues, Larisse Sousa Silva, Millena Victória de Sousa Faustino Queiroz, Patricia Lima Cavalcante, Eugênia Bridget Gadelha

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010, e visa propiciar a articulação ensino-serviço-comunidade pelo aprendizado a partir dos fazeres nos serviços do SUS, construindo conhecimentos para transformar a realidade. No caso da experiência de Parnaíba, o PET Saúde – Rede de Atenção visa à modelagem de Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) e Rede Cegonha. A intenção é o fortalecimento destas redes, além da contribuição para a formação profissional mais engajada às necessidades do SUS dos alunos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia da Universidade Federal do Piauí – campus de Parnaíba. Para tal, as ferramentas de aproximação e conhecimento da realidade devem dar conta de dimensões ampliadas de saúde e de estratégias de construção de vínculos e afetos capazes de firmar propostas coletivas. A perspectiva de trabalho do PET se propõe nova em aspectos metodológicos, mas acima de tudo vivenciais, ricos de possibilidades no cotidiano dos serviços, espaço privilegiado de conteúdo e fazeres do agir em saúde. Contudo, o cotidiano e sua rotina, muitas vezes desgastante e complexa, podem diminuir a capacidade de reflexão crítica e construção de vínculos entre profissionais, que por sua vez se estende aos serviços e entre as instituições. Por tudo isso, é necessário criar espaços de pensar e repensar as práticas e suas inter-relações, não de forma cartesiana, fortemente marcada pelas hierarquias e verticalizações, mas de maneira a favorecer escutas, reflexões, aproximações e partilhas. Neste sentido, o método cartográfico como ferramenta de pesquisa, neste caso adaptada para o próprio processo de imersão nos serviços, se pretende como catalizador de olhares e posturas novas que se contraponham ao realismo. Tal ferramenta convida à compreensão de afetos, relações e conhecimentos nas dimensões ética, estética e política que carrega. A partir dessa análise, a perspectiva é a de perceber as aproximações de preceptores e alunos sustentados pela cartografia no seu processo de imersão no Caps Ad de Parnaíba-PI.

Palavras-chave


PET;CARTOGRAFIA;APROXIMAÇÃO

Referências


ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. A cartografia e a relação pesquisa e vida. Psicologia & Sociedade; 21 (2): 166-173, 2009.

PASSOS, Eduardo, KASTRUP, Virgínia & ESCOSSIA, Liliana . Pistas do método cartográfico. Porto Alegre: Sulina, 2009.207