Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PERFIL DAS GESTANTES ATENDIDAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CAMBARÁ – GUARULHOS
Eloisa Bianchim Caporale, João Carlos Gonçalves Cruz, Leticia Felix, Camille Marçal Pascoa, Andrea Coscelli Ferraz

Resumo


Caracterização do problema: A partir da coleta de dados das gestantes cadastradas na unidade básica de saúde Cambara-Guarulhos avaliamos o perfil de cada gestante levando em conta a sociedade em que estão inseridas. Nosso objetivo é demonstrar o impacto do planejamento familiar na saúde da mulher para posterior intervenção de acordo com os resultados obtidos, provocando melhorias e progressão na ESF. Observamos que muitas gestantes não possuem dados anexados aos prontuários, bem como algumas destas usufruem de planos particulares abandonando assim o acompanhamento da gestação pela unidade. Descrição da experiência: Verificamos no período de 09/08/2013 a 27/11/2013 os prontuários de todas as gestantes atendidas na UBS CAMBARÁ (52 gestantes), o histórico ginecológico e gestacional, entrando parâmetros de planejamento familiar, gestação na adolescência, intercorrências durante as gestações, acompanhamento anterior da gestante, vacinas durante a gestação, gestantes usuárias de drogas ilícitas, estado civil e apoio particular durante a gestação. Efeitos alcançados: Observamos que de todas as primigestas 78% não planejaram a gestação e destas 44% ainda não atingiram a maioridade, o que demonstra a necessidade de intervenção da unidade com campanhas de conscientização focada nesta faixa etária. Além disso, somente 32% das gestantes acompanhadas pela unidade tem histórico de acompanhamento ginecológico posterior a 2010, o que sugere um numero maior de mutirões e divulgação da importância do exame ginecológico. Quanto ao estado civil 37% das gestantes da unidade Cambará são solteiras e destas 10% são usuárias de drogas, todas apresentando intercorrências. Vale ressaltar que através do planejamento familiar a incidência de gestações com intercorrências foi de apenas 23%. Um fator de crescimento do sistema único de saúde é demonstrado quando 27% das gestantes da unidade possuem convenio medico e 64% destas participam do programa SISPRÉNATAL, o que indica segurança e satisfação por parte das gestantes com relação à unidade Cambará. Recomendações: Os resultados são compatíveis com a realidade da UBS Cambara que vêm cumprindo com êxito o atendimento as gestantes, porem sempre visando à progressão. A recomendação será em campanhas, mutirões e palestras de conscientização das mulheres já cadastradas e buscando a inserção das demais na unidade. Além de melhorar o atendimento na Estratégia Saúde da Família em relação ao Planejamento Familiar e acompanhamento pré-natal.  .

Palavras-chave


planejamento familiar; gestante; sisprenatal

Referências


1. Ministério da Saúde (2001). Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde.

2. Ministério da Saúde (2006). Acompanhamento pré-natal garante gravidez mais segura. Retrieved from http://www.saude.gov.br.

3. Cook, C. A. L., Selig, K. L., Wedge, B. J., & Gohn-Baube, E. A. (1999). Access barriers and the use of prenatal care by lowincome,inner-city women. Social Work, 44, 129-139.

4. Ministério da Saúde (2006). Manual técnico: Pré-natal e puerpério, atenção qualificada e humanizada. Série direitos sexuais e direitos reprodutivos. Caderno 5. Brasília: Ministério da Saúde.

5. Buchabqui, J. A., Abeche, A. M., & Brietzke, E. (2001). Assistência pré-natal. In F. Freitas, S. H. Martins-Costa, J. G. Ramos & J. A. Magalhães (Eds.), Rotinas em obstetrícia (pp. 23-37). Porto Alegre: Artes Médicas.

6. Falcone, V. M., Mäder, C. V. N., Nascimento, C. F. L., Santos, J. M. M., & Nóbrega, F. J. (2005). Atuação multiprofissional e a saúde mental de gestantes. Revista Saúde Pública, 39(4), 612-618.

7. Brasil. Ministério da Saúde. Assistência em planejamento familiar: manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde; 2002.

8. Ferreira I. M. Interfaces Saúde e Educação: A Parceria do Curso de Medicina da UNICID e a Prefeitura de Mairiporã. 2009 Site acessado em 25/11/2013 as 22:26: http://www.unicid.br/old/mestrado_educacao/dissertacoes/2009/monica_ferreira.pdf