Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PET-SAÙDE REDES DE ATENÇÃO: COMPREENDO O PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Nádia de Sousa Sales, Susan Karolliny Silva Fontenele Coutinho, Ana Ester Maria Melo Moreira, Roseana Belquior Carneiro, Joaquim Ferreira de Sousa Neto, Eugenia Bridget Gadelha

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar a experiência do PET Saúde Redes de Atenção no município de Parnaíba a partir da análise institucional desenvolvida no Centro de Especialidades em Saúde (CES) considerando avanços e desafios da atenção especializada na organização de sistemas e serviços de saúde no Brasil. A proposta do PET-Saúde objetiva desenvolver o processo de modelagem da rede de atenção psicossocial. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de análise institucional da vivência na atenção especializada em Parnaíba. A metodologia parte da proposta da cartografia que compreende todos os atores inseridos no processo como sujeitos epistêmicos, que produzem o conhecimento de forma partilhada. O CES por ser um serviço de média complexidade é composto por um conjunto de ações que visam a atender os principais problemas de saúde e agravos da população, cujo prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e recursos tecnológicos de apoio. A cartografia foi utilizada como método de pesquisa-intervenção potencializando a aproximação existencial entre todos os servidores do CES, os acadêmicos, preceptores e tutores do PET-Saúde. Quanto ao modelo de gestão o CES conta com profissionais da área da saúde e também servidores deslocados de outros setores, tal fato contribui para falhas em direcionamentos de pessoal e organização interna do CES, considerando o modelo de atenção a saúde e o fluxograma descritor, quanto a este identificamos que o mesmo ocorre de forma desordenada e que muitos usuários dirigem-se ao CES por falta de resolutividade em outros pontos de atenção a saúde. O acolhimento não ocorre de forma a atender as necessidades dos usuários. Como resultados preliminares identificamos que o CES não possui estratégia de acolhimento, humanização, ausência de estratégias de registro e sistematização de dados, fragilidade na organização do processo de trabalho em saúde, ausência de acessibilidade, segurança física e biológica, organização de fluxos de referência e contra referência, rotatividade dos profissionais de saúde, apontado que a atenção especializada atua desconectada com as redes de atenção a saúde e com o território, com ênfase nas doenças agudas voltadas as condições agudas, com diagnóstico focado na doença, estruturado em uma concepção hierárquica do sistema de serviços de saúde, ausência de linhas e protocolos clínicos.

Palavras-chave


PET-SAÚDE;CES; Modelagem de Rede;

Referências


Junqueira, V, Frutuoso, M.F. Silva, C.R.C. Os descompassos entre a Universidade e o serviço de Saúde. In CAPOZZOLO, A.A (orgs) Clínica comum: itinerários de uma formação em saúde. São Paulo, HUCITEC, 2013.

Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade / orgs. Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. - Porto Alegre: Sulina, 2009. 207 p.

Sola, J; Chiolo, A. Atenção Ambulatorial Especializada. Política e sistema de saúde no Brasil/ Orgs.Lígia Giovanella, Sarah Escorel, Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato, José de Carvalho Noronha e Antonio Ivo de Carvalho.2006.

Paim, J.S. Modelos de Atenção a Saúde no Brasil. Política e sistema de saúde no Brasil/ Orgs.Lígia Giovanella, Sarah Escorel, Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato, José de Carvalho Noronha e Antonio Ivo de Carvalho.2006.