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EXPERIÊNCIA DOS GRADUANDOS EM FISIOTERAPIA NO EIXO TRABALHO EM SAÚDE, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Resumo
Caracterização do problema: Atualmente o Fisioterapeuta deve romper o enfoque profissional voltado exclusivamente para a reabilitação da saúde. As Universidades devem capacitar profissionais para que saibam atuar na prevenção, promoção e reabilitação da saúde. Para tal, é necessário oferecer aos alunos, durante a graduação, a experiência nas práticas das linhas de cuidados ofertados na atuação na Atenção Primária (AP), trabalhos com enfoque em grupos especiais, trabalho em equipe interprofissional e ações no território e em suas famílias adscritas. Descrição da experiência: A proposta do eixo: Trabalho em Saúde (TS) da Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista, que mescla graduandos de diversos cursos como: Educação Física, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social e a Fisioterapia, é inserir esses profissionais desde o primeiro ano de sua formação em áreas de maior vulnerabilidade e que tem dispostas equipes de Unidade Básica de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF). No último ano no estágio curricular de Fisioterapia, os alunos participam do TS, realizando ações específicas profissionais em conjunto com a equipes, por meio discussão interdisciplinar com os demais cursos de graduação da Universidade. Efeitos alcançados: Há uma grande integração entre os graduandos de Fisioterapia com as equipes. O campus está evoluindo no que diz respeito à educação interprofissional e a inserção desse futuro profissional na AP. Estes estão sendo preparados para melhor atuação no campo de trabalho visando à integralidade do cuidado e o trabalho em equipe. Existem ainda novos desafios a serem enfrentados junto às UBS e ESF, que devem ser organizados para que todos entendam o propósito e a importância da atuação do Fisioterapeuta, bem como a interprofissionalidade como parte condicionante para a melhoria do trabalho e do cuidado. Recomendações: É importante a articulação entre a Universidade e as equipes na AP, com a inclusão do profissional de Fisioterapia, pois isto possibilitará a integralidade no cuidado e principalmente o diálogo, que são fatores para a formação de um cuidado diferenciado. O estágio curricular junto à UBS e a ESF pode aproximar o futuro profissional a uma nova maneira de cuidar centrado no bem-estar físico, cultural e social do indivíduo e suas famílias, pois é neste contexto que ocorre a integralidade e a formação de vínculos com todos os envolvidos e o território.