Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RECONHECENDO E DIALOGANDO: HÁBITOS ALIMENTARES DE GESTANTES ATENDIDAS POR UM CSF DE SOBRAL / CE
Juliana Braga Rodrigues de Castro

Resumo


A gravidez provoca modificações fisiológicas no organismo materno, que geram necessidade aumentada de nutrientes essenciais, incluindo as proteínas, os carboidratos e os lipídios, para manter a nutrição materna e garantir o adequado crescimento e desenvolvimento fetal. Estudos experimentais e clínicos têm constatado a importância da nutrição materna antes e durante a gestação, em relação ao desenvolvimento do feto e à saúde do neonato, assim como a capacidade materna para a lactação. Objetivo: Reconhecer os hábitos alimentares das gestantes atendidas em um Centro de Saúde da Família (CSF) do município de Sobral/ CE, para após esse reconhecimento traçar intervenções específicas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma dinâmica de reconhecimento e identificação de hábitos alimentares em um grupo de gestantes atendidas pelo CSF Expectativa no município de Sobra/CE. O momento foi facilitado pela nutricionista da residência multiprofissional em saúde da família, inicialmente houve um momento de acolhida e logo em seguida as 10 gestantes participantes, com faixa etária entre 18 e 44 anos, foram convidadas a montar pratos com os alimentos que consomem habitualmente. Foram distribuídos pratos impressos em folhas de papel A4, e alguns encartes de supermercados para que elas recortassem e colassem os alimentos que elas costumam comer no dia a dia os alimentos que elas consumiam e não estavam nos encartes foi orientado que elas escrevessem os respectivos nomes. Ressalto que as gestantes ficaram bem livres para colocar no papel o que realmente consumiam. Ao final cada uma apresentou para o grupo o que havia construído e juntas geramos uma discussão reflexiva sobre a temática. Resultados: Diante dos pratos formados podemos identificar um alto consumo de produtos industrializados com: refrigerantes, sucos artificiais, biscoitos recheados e macarrão instantâneo, além de embutidos como salsichas e mortadelas. Podemos verificar, também, que o consumo de frutas, verduras, leite e derivados estavam bem abaixo do recomendado, no entanto o consumo de feijões, carnes e água encontrava-se dentro do adequado. Conclusão: Há entre as gestantes estudas um alto consumo de carboidrtatos simples e alimentos ricos em gordura, diante disso há uma necessidade de trabalhar com esse grupo de gestante a reeducação alimentar, a fim de garantir a segurança nutricional materno e fetal.

Palavras-chave


gestantes; hábito alimentar

Referências


Referências: WILLIANS, S.R. Nutrição durante a gravidez e a lactação. In: Willians S.R. Fundamentos da nutrição e dietoterapia. Ed.6ª. Artes Médicas, Porto Alegre, 2001.

DEVINCENZI, M.U, RIBEIRO, L.C, SIGULEM, D.M, GARCIA, J.N. Nutrição e alimentação na gestação. São Paulo: Editora de Projetos Médicos, 2003.