Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DOCENTE NO EIXO TRABALHO EM SAÚDE, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Vania Fernanda Clemente Agner, Patrícia Medeiros Silva Grilo, Império Lombardi Júnior, Ângela Aparecida Capozzolo

Resumo


Caracterização do problema: Os alunos de Mestrado devem realizar o Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD), como estratégia de capacitação para a melhora do desenvolvimento da futura docência. Na Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, no Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde, os alunos podem escolher o eixo curricular no qual querem realizar essa experiência. Esse relato de experiência se trata da realização do PAD na proposta do eixo Trabalho em Saúde (TS), que mescla graduandos de diversos cursos como: Educação Física, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social e a Fisioterapia, cujo objetivo é inserir esses profissionais desde o primeiro ano de sua formação em áreas de maior vulnerabilidade e que tem dispostas equipes de Unidade Básica de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF). Descrição da experiência: Os alunos do mestrado acompanharam os graduandos no eixo TS, tanto nas atividades teóricas, quanto nas atividades práticas, realizadas nas UBS e ESF. Juntamente com os alunos de graduação e o docente responsável realizam a organização das ações e intervenções a serem realizadas. Efeitos alcançados: As duas alunas de mestrado que realizaram o PAD no eixo TS, conseguiram ampliar seus conhecimentos quanto à necessidade da atuação docente voltada para a formação integral dos alunos de graduação. Foram capazes de perceber o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos de graduação, quanto à compreensão do eixo TS e a necessidade de atuação juntamente com as equipes de UBS e ESF e de maneira interprofissional. Acredita-se que o eixo TS é diferenciado na formação acadêmica, no sentido de aproximar alunos e comunidade, por meio de ações práticas desde o primeiro ano de formação, promovendo assim uma quebra de paradigma educacional com o modelo tradicional. Recomendações: É importante que o futuro docente seja capacitado para formar profissionais com enfoque voltado para a prevenção e promoção de saúde, capazes de atuar em equipes interprofissional, possibilitando assim a melhoria da atenção à saúde da população.

Palavras-chave


Docência;Trabalho;Saúde