Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1807-5762
Interface (Botucatu) [online], supl. 3, 2014
Anais do 10º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1414-3283
Interface (Botucatu) [online], supl. 1, 2012
ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA: DISPARANDO PROCESSOS DE MUDANÇAS NA GRADUAÇÃO
Gaussianne de Oliveira Campelo, Gabriela Dantas Carvalho, Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas
Resumo
Caracterização do problema: O sistema de saúde brasileiro passa por um processo de reorganização, tendo a Estratégia Saúde da Família (ESF) como eixo norteador da Atenção Primária à Saúde (APS). Também se observou transformações no perfil epidemiológico da população, que foram cruciais para a inovação na promoção da saúde. Com isso a ESF apresenta uma nova abordagem do processo saúde-doença, que leva a equipe para perto das famílias conduzindo-o para mais próximo do campo da prevenção e da promoção. Diante disto, uma grande preocupação tem surgido no ensino em saúde, sendo que a formação de novos fisioterapeutas requer maior vivência nos estágios em saúde coletiva, com inserção do acadêmico na ESF, ampliando sua qualificação profissional e facilitando o acesso da comunidade mais carente ao serviço de fisioterapia na APS. Descrição da experiência: Ao organizar o estágio em Fisioterapia na Saúde da Família da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Parnaíba-PI, objetivou-se aproximar a formação à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), além de tornar o aprendizado significativo para os alunos e com retorno para a comunidade, gerando mudanças na graduação. Ao pactuar as atividades junto à equipe da ESF, os alunos desenvolveram habilidades de comunicação, gerência e trabalho em equipe. O estágio foi constituído por atendimentos coletivos nos grupos de idosos, HIPERDIA, saúde da mulher e saúde da criança (atividade em escolas e creches); e atendimentos individuais e domiciliares à pacientes priorizados durante as reuniões de equipe. Aliando teoria à pratica, os acadêmicos puderam discutir: apoio matricial, promoção da saúde, educação popular e educação permanente. Efeitos alcançados: Com o término do semestre letivo, observou-se que os acadêmicos de fisioterapia alcançaram os objetivos de aprendizagem, entenderam a proposta do estágio; e, atuaram dentro das possibilidades da fisioterapia na ESF. Alguns alunos relataram que o estágio foi um momento único e de descoberta, pois em todo o curso de fisioterapia ainda não haviam se deparado com a ESF. O estágio se caracterizou como dispositivo eficiente para disparar processos de mudança na graduação. Recomendações: O estágio em Fisioterapia na Saúde da Família cumpre as Diretrizes Curriculares Nacionais, ao direcionar a formação para o SUS, pois prepara os futuros fisioterapeutas para o trabalho na ESF. Por isso, esse estágio deve ser cada vez mais valorizado na grade curricular do curso de Fisioterapia.
Palavras-chave
Fisioterapia; Saúde da Família; Sistema Único de Saúde.
Referências
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FREITAS, M.S. A fisioterapia na atenção primária à saúde em Juiz de Fora. In: BARROS, F.B. (org). O fisioterapeuta na saúde da população. São Paulo: Fisiobrasil; 2002.