Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ENSINO E SERVIÇO NO APOIO E MONITORAMENTO DO AUTOCUIDADO EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS
Judite Hennemann Bertoncini, João Luiz Gurgel Calvet da Silveira, Miria de Souza Effting, Karla Ferreira Rodrigues, Luiza Pinto Macedo Soares

Resumo


Diabetes mellitus é uma das doenças endócrinas mais comuns e atinge crianças, jovens, adultos e idosos, independente do nível socioeconômico. É considerado um grave problema para a saúde mundial e as complicações crônicas advindas das alterações metabólicas, presentes em todas as suas formas clínicas espontâneas, têm como consequência a perda da homeostase glicêmica. Explicita-se assim, a importância de uma forma de apoio e monitoramento do autocuidado pela equipe as pessoas com diabetes mellitus em uso de insulino. A Estratégia de ESF, Germano Puff, localizado na cidade de Blumenau/SC, objetiva implantar, apoiar e monitorar o autocuidado aos usuários em uso de insulinoterapia, com a finalidade de prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida do indivíduo com doença crônica. Utilizamos a metodologia dos 5 As: Avaliação, Aconselhamento, Acordo, Assistência e Acompanhamento. A equipe, as acadêmicas da VIII fase do Curso de Enfermagem da Universidade Regional de Blumenau-FURB e bolsistas do PROPET-Saúde iniciaram estudos bibliográficos e elaboraram a proposta de Apoio Monitorado pela equipe, aos sete usuários de insulinoterapia e/ou aos cuidadores. Iniciamos no segundo semestre deste ano, realizando visitas domiciliares para análise dos aspectos: alimentação, atividade física, ocupação, sono e repouso, avaliação dos pés, local de aplicação e armazenamento de insulina e descarte de materiais perfuro cortantes. Posteriormente pactuamos metas a serem alcançadas entre equipe e usuários. Na visita realizamos a Avaliação. Em seguida o Aconselhamento, e o Acordo, que estabelece uma parceria com a pessoa para construir um plano de ação com metas específicas, mensuráveis e de curto prazo. A Assistência, é contínua durante todo o processo de mudança. No Acompanhamento, a equipe vai monitorar o processo, elaborando adequações do plano e pactuando novas metas. Como o trabalho está em fase de implantação, realizamos até o momento, a Avaliação, Aconselhamento e o Acordo. Com esta metodologia, é o usuário quem define por onde quer começar a mudança e não por imposição da equipe. Nesta primeira rodada de visitas domiciliares e assinatura dos Acordos, destacamos a boa aceitação do individuo na realização regrede de suas novas atividades. Ao final do semestre, será analisada com os usuários e equipe a efetivação e resultados alcançados bem como, as dificuldades encontradas pelos usuários para o desenvolvimento desta.

Palavras-chave


Diabetes; autocuidado; monitoramento

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: <portal.saude.gov.br>. Acesso em: junho 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Cadernos da atenção básica n. 36.

MENDES, E. V. O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. Brasilia, 2012, p. 512.

CAVALCANTI, A. M; OLIVEIRA, A. C. L. de (orgs). Autocuidado: manual do profissional de saúde. Secretaria Municipal de Saúde. Curitiba. 2012. 92 p.