Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS DOS ENFERMEIROS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Nicácia Souza Oliveira, Jaiane Façanha Lessa, Gisele Lopes Oliveira, Edeíza Ataliba Bastos, Francisca Silva de Alencar, Lúcia Vanda Teixeira de Freitas, Luana Alinny de Oliveira Albuquerque, Maria Luana Barreto Cavalcante, Agnes Raquel da Silva Correia

Resumo


O atendimento ao portador de sofrimento psíquico deve fazer parte do cotidiano da Estratégia Saúde da Família de forma integral, enfatizando a importância do profissional enfermeiro que atua nesse serviço para que sejam sensibilizados e preparados para compreender a organização do modelo familiar desses usuários, bem como buscando respeitar seus valores e suas crenças e oferecendo subsídios para que melhorem a qualidade de vida desses pacientes e de sua família. O objetivo do estudo é analisar as práticas de cuidado em saúde mental realizadas pelos Enfermeiros na Estratégia Saúde da Família do município de Iguatu-CE. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de cunho qualitativo. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A pesquisa foi desenvolvida com 10 profissionais enfermeiros que atuam nos serviços da Estratégia Saúde da Família da zona urbana do município de Iguatu-CE. A pesquisa obedeceu ao que consta na Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde/ Ministério da Saúde, que dispõe sobre diretrizes e normas reguladoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Os dados foram agrupados em categorias onde foi possível perceber falhas nas ações de saúde mental realizadas pelos enfermeiros na atenção básica. Destacou-se no estudo o despreparo na abordagem e condução da assistência aos pacientes com transtorno mental e a ausência de educação permanente para os profissionais no manejo a esses casos, somados a falta de comunicação e interação entre os centros especializados de saúde mental e a ESF para a continuidade da assistência. Ficou evidenciada a existência de barreiras no relacionamento dos enfermeiros com os pacientes de transtornos mentais e seus familiares. Sendo assim espera-se que a divulgação dos resultados dessa pesquisa possa redirecionar as práticas de assistência aos pacientes com transtornos mentais possibilitando um cuidado humanizado, ao passo que provoque uma reflexão das atuais condutas, para que se possam construir novos olhares e saberes sobre esta temática.

Palavras-chave


Saúde Mental. Estratégia Saúde da Família. Enfermeiro.

Referências


AMARANTE, A. L.; LEPRE, A. S.; GOMES,J.L.D.;PEREIRA,A.V.; DUTRA,V.F.D.As Estratégias dos Enfermeiros para o cuidado em Saúde Mental no Programa Saúde da Família. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, Jan-Mar; v. 20, n.1, p. 85-93, 2011.

BESSA, M.S.J.; VASCONCELOS, M.G.F.; SANTOS, D.C.M.; PINTO, A.G.A. (Org.).Guia para o cuidado em saúde mental na atenção básica no município de Maracanaú-Ce. Ed.EdUECE (Editora da Universidade Estadual do Ceará), Fortaleza, 2011.

BRASIL.Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Brasília, 2005.

BRASIL.Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva. Guia prático de matriciamento em saúde mental. Brasília, 2011.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução CNS 466/2012.Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. Brasília: 2012.

CAVALCANTE, C. M.; PINTO, D. M.; TEIXEIRA, A. Z. de C.; JORGE, M. S. B.; FREITAS, C.H.A. de. Desafios do cuidado em saúde mental na estratégia saúde da família. Revista Brasileira em Promoção da Saúde.Fortaleza, v.24, n.2, p.102-108, abr./jun., 2011.

PINTO, A. G. A.; JORGE, M. S. B.; VASCONCELOS, M. G. F.; SAMPAIO, J. J. C.; LIMA, G. P.; BASTOS, V. C.; SAMPAIO, H. A. de C. Apoio matricial como dispositivo do cuidado em saúde mental na atenção primária: olhares múltiplos e dispositivos para resolubilidade. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 653-660, 2012.