Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATENÇÃO PRIMÁRIA E DIABETES MELLITUS: QUALIDADE DO CUIDADO E A PERCEPÇÃO DA DOENÇA POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Guilherme Navarro Gontijo Rocha, Carlos Alberto Pegolo da Gama

Resumo


Introdução O diabetes é hoje uma das doenças mais prevalentes no mundo. Estima-se que em 2030 serão 366 milhões em todo o mundo. O Brasil ocupava a oitava posição em 2000, com 4,6 milhões de casos estimados. Doentes crônicos são um desafio para os profissionais de saúde, pois o tratamento prescrito e a obediência às condutas são de difícil aceitação principalmente porque exigem mudanças nos hábitos de vida. O diabetes produz mudanças significativas na relação que o paciente estabelece com seu próprio corpo e com o mundo que o cerca. Objetivo Este estudo tem como objetivo geral avaliar a qualidade do cuidado e o impacto da doença em pacientes diabéticos da atenção básica a partir da visão dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Metodologia Grupos focais e análise de conteúdo. Procura-se ampliar a compreensão acerca de um fenômeno novo, cujos estudos encontram-se em estágio embrionário ou ainda inexistentes, como é o caso de investigações deste tipo no município de Divinópolis. Foram realizados grupos focais com profissionais ligados diretamente à assistência na atenção primária à saúde do município de Divinópolis, num total de 2 grupos, assim distribuídos: (1) Profissionais com formação média e superior (médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, auxiliar de enfermagem, etc.) atuantes nos Programas de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde que sejam referência para a população em estudo. (2) Grupo de Agentes de Saúde pertencentes às Equipes de ESF que sejam referência para a população em estudo. Resultados Parciais Os profissionais encontram defasagens na graduação e após, no tocante à preparação para lidar com doenças crônicas como o diabetes e fazer com que o doente se co-responsabilize de seus cuidados com consequente adesão. Existe uma carência de programas de educação continuada por parte da secretária municipal de saúde, além de superlotação das unidades e falta de recursos para a criação e manutenção de grupos de auxílio terapêutico. Falta de motivação entre os profissionais e atritos entre as classes de trabalhadores potencializam os esses entraves. Conclusões Dada a grande importância do diabetes no contexto das doenças crônicas e suas potenciais consequências, percebe-se a necessidade de maior abordagem no tema no contexto da formação, e sobretudo programas de atualização profissional que mantenham o conhecimento adquirido sob renovação. Melhores condições de trabalho refletirão na qualidade do cuidado prestado.

Palavras-chave


trabalho; educação; saúde;

Referências


1-Torres RM, Fernandes JD; Cruz EA. Adesão do portador de diabetes ao tratamento: Revisão Bibliográfica. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador. 2007; 21(2/3): 61-70.

2-Pierin AM. G.etal.Fatores de risco cárdio-vascular e adesão ao tratamento. In: Decio MJ, Nobre F. Risco cárdio-vascular global: da teoria à prática. SãoPaulo: Lemos Editorial. 2000. p. 139-52.

3-Oliveira, JEP de. Diabetes melito. In: Décio MJ, Nobre F. Risco cardiovascular global da teoria à prática. São Paulo: Lemos Editorial. 2000. p.7-19.11

4- Minayo, MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8.ed. São Paulo: Hucitec; 2004.

5- Turato, E R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública. 2005 Jun; 39(3): 507-14.

6- Goulart, IB. Psicologia organizacional e do trabalho; teoria, pesquisa e temas correlatos. São Paulo: Casa do psicólogo; 2002.

7- Calsavara TVS, Fontanella BJB. Uso de tabaco na infância: relatos de adultos em tratamento. J. brás. psiquiatr. 2007; 56(4):252-59.

8- Carlin BC. Potencialidades da técnica qualitativa grupo focal em investigações sobre abuso de substâncias. Revista de Saúde Pública. 1996;30(3):285-93.

9- Gondim, SMG. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia. 2002;12(24):149-61.

10- Minayo MCS, Deslandes SF, Neto OC, Gomes R. Pesquisa Social, Teoria, método e criatividade. 12. ed. Petrópolis: Editora Vozes. 1999.

11- Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1979.