Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO GRUPO SALA DE ESPERA NO APOIO AOS PACIENTES EM TRATAMENTO RADIOTERÁPICO
Paula Fernandes Chaves, Mariana Ferreira de Araújo

Resumo


Caracterização do problema: O grupo de sala de espera constitui-se num ambiente que permite maior acolhimento aos usuários. É um espaço onde os profissionais identificam demandas e favorecem a troca de informações. O principal objetivo do grupo de sala de espera, no setor de radioterapia do Instituto do Câncer do Ceará, é fomentar a educação em saúde e estimular o auto-cuidado, tendo em vista que muitos pacientes ficam ociosos antes das consultas e sessões de radioterapia, o que contribui para o aumento da angústia e ansiedade. Assim, o grupo busca, através de atividades educativas, transformar o período de espera, em um momento de diálogo entre a equipe multidisciplinar e os pacientes que estão em tratamento radioterápico. Descrição da experiência: O momento da sala de espera é dedicado ao desenvolvimento de ações educativas em saúde e motivacionais. Participam diversos profissionais de saúde, como assistente social, enfermeira, farmacêutica, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga.  A atividade é desenvolvida desde julho de 2013. Os profissionais utilizam uma linguagem simples e materiais didáticos onde há troca de informações, e busca-se esclarecer as dúvidas apontadas pelos usuários do serviço. Essa atividade tem duração média de 30 a 60 minutos, tempo estabelecido conforme a participação dos usuários e o desenvolvimento das atividades propostas. Efeitos alcançados: O desenvolvimento do grupo sala de espera, no setor da radioterapia, permitiu uma melhor qualidade no serviço de saúde do hospital. As atividades realizadas e a participação dos usuários proporcionaram um aumento na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde. Portanto, o grupo constitui-se numa ferramenta de humanização neste espaço de saúde onde é permitida à equipe multiprofissional, o conhecimento das reais necessidades dos usuários, buscando uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Recomendações: Planejar e implementar atividades coletivas que favoreçam a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas, de forma humanizada e lúdica é uma estratégia que favorece a efetivação do bem-estar do paciente e uma melhor qualidade no atendimento ao paciente oncológico.

Palavras-chave


Palavras-chaves: Sala de Espera; Educação em Saúde; Equipe Multiprofissional; Radioterapia.

Referências


RODRIGUES, A. D et al. Sala de espera: um  ambiente para efetivar a  educação em saúde.Revista Eletrônica de Extensão da URI, vol. 6, n. 7, p. 101-106. mai. 2009.

VERÍSSIMO, D. S; DO VALLE, E. R. M. Grupos de sala de espera no apoio ao paciente somático. Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, vol. 6, n. 2, p. 28-36, jul-dez. 2005.

TEIXEIRA, E. R; VELOSO, R. Q. O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto Contexto- Enfermagem. vol. 15, n. 2, p. 320-325, abr-jun. 2006.