Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA COMO RECURSO NO ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES RELACIONADAS À AMAMENTAÇÃO – RECIFE (PE)
Nayane Karolline Feitosa de Lira, José Jefferson da Silva Cavalcanti Lins, Marluce Tavares de Oliveira, Alexandre Barbosa Beltrão, Paula Pedrosa Souto Maior Correia, Carli Maria Batista Jansen, Ariel Dandara de Carvalho, Dhiego Henrique Bezerra de Miranda, Jennifer Silva Barbosa, Thuanny Silva de Macedo, Augusto Fernando Santos de Lima

Resumo


Caracterização do problema: Apesar da divulgação das vantagens do aleitamento materno exclusivo (AME), verifica-se uma grande incidência do desmame precoce. A taxa de duração do AME entre as mulheres cadastradas na Unidade de Saúde da Família (USF) no Recife estava aquém daquela preconizada pela Organização Mundial de Saúde. Entre os principais motivos para esse desmame destacaram-se: a necessidade de trabalhar fora do lar, ingurgitamentos mamários, fissuras mamilares e achar o leite fraco. O presente trabalho visa relatar as experiências discentes vivenciadas durante a realização da Terapia Comunitária Integrativa no fortalecimento das práticas de aleitamento. Descrição da experiência: A TCI realizada contou com a participação de 11 integrantes, desses, 4profissionais de saúde, 1 graduando em Enfermagem, 5 gestantes e 2 nutrizes. Participaram da ação mulheres com idades entre 18 e 35 anos. A partir do tema: “Amamentar, prazer ou angústia?” a condutora do grupo pediu que as mesmas relatassem suas próprias experiências acerca da temática. A história selecionada, por meio de votação, falava sobre a angústia vivida por Girassol, uma das nutrizes. Ela relatou que as dificuldades começaram na maternidade, pois não conseguia amamentar devido ao ingurgitamento, e a pega incorreta do bebê começou a fissurar sua mama. Na comunidade recebeu orientações da enfermeira da USF para o enfrentamento do problema, e mesmo com todo suporte não conseguiu superar as dificuldades e interrompeu o aleitamento após 2 meses. Hoje, ela se sente frustrada, pois não conseguiu amamentar. Efeitos alcançados: Através da atividade percebemos que as mulheres idealizam o processo de amamentação, porém o desconhecimento sobre essa prática acaba por dificultar sua realização. Após os relatos de experiências das outras participantes durante a terapia sobre como superar essa dificuldade, Girassol foi indagada sobre a possibilidade de amamentar em uma segunda gestação: “Eu daria de mamar, por que agora sei que se tivesse seguido a risca alguns cuidados ia conseguir amamentar sem problema”.Recomendações:Por fim, para que a Terapia Comunitária se consolide como uma intervenção de cuidado que desenvolva ações de promoção da saúde e prevenção do sofrimento, incluindo o enfrentamento às dificuldades da amamentação, é indispensável o incentivo a implantação da TCI como prática integrativa na Atenção Básica.

Palavras-chave


Aleitamento materno; Atenção Primária à Saúde; Desmame.

Referências


¹ Brasil. Ministério da Saúde. O SUS e a Terapia Comunitária. Luiz Odorico Monteiro de Andrade. Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto. Adalberto Barreto. Fortaleza: 2008.

² World Health Organization. The optimal duration of exclusive breastfeeding. Note for the press n. 7. Geneva: WHO; 2001.

³Holanda VR, Dias MD, Ferreira Filha MO. Contribuições da terapia comunitária para o enfrentamento das inquietações de gestantes. Rev Eletrônica Enferm. 2007;9(1):79-92.