Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA ESF DE VILA MOURA – IGUATU- CE
Keitiane Amorim de Souza Sampaio, Cidevalda Pedrosa Mota, Adriana Alves da Silva, Delane Uchôa Amorim, Camila Almeida Neves de Oliveira

Resumo


A territorialização é uma estratégia utilizada para a organização do processo de trabalho, planejamento e ações de assistência a saúde no âmbito do SUS. A ação de territorializar tem como base o esquadrinhamento e o reconhecimento das condições de vida e saúde da população, sendo uma atribuição da equipe de saúde da família, a qual é responsabilizada pelo acompanhamento das populações no território através de ações de promoção à saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos. Descrição da experiência: A territorialização da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Moura, periferia do município de Iguatu-CE, buscou reconhecer o desenvolvimento do vínculo entre os serviços de saúde e a população, os principais agravos e riscos, as barreiras de acesso e comportamentos e hábitos da população, subsídios imprescindíveis para a organização do processo de trabalho da equipe e desenvolvimento de ações coerente com as necessidades da população. O reconhecimento de todo o território foi alcançado por meio de caminhadas, visitas aos domicílios e contato com as principais instituições como igrejas e associações, bem como pontos comerciais. Nesse processo foi destaque a oficina de planejamento participativo, a qual contou com os profissionais da ESF, ACS, líderes da comunidade e associações, sendo nesta discutidas as oportunidades, fortalezas, fragilidades e ameaças do território. Resultados alcançados: Foi possível conhecer as dimensões e limites geográficos do território a ser trabalhado pela ESF Vila Moura; o fortalecimento do vínculo entre os profissionais e a comunidade, que se mostrou mais receptiva e participativa às ações desenvolvidas; o estabelecimento de parcerias e a criação do Conselho Local de Saúde. Recomendações: Constatou-se que a territorialização é uma estratégia ímpar para a saúde, posto que a partir do conhecimento do território as ações de saúde podem ser estabelecidas de modo a suprir as reais necessidades da população. Contudo, para que seu alcance seja realmente o ansiado é necessário entender que o território é dinâmico, pois é neste que a produção material e transcendental da vida se estabelece. Nesta ótica, cabe à equipe o permanente esforço de confirmação deste território e a perspicácia para juntamente com a comunidade identificar e transformar hábitos, comportamentos e fatores de risco com vistas a garantir um ambiente saudável e prazeroso de produção da vida.

Palavras-chave


Territorialização; Processo de trabalho; Equipe de saúde da família.

Referências


CASANOVA, A.O; OLIVEIRA, C.M; Vigilância da saúde no espaço de práticas da atenção básica; Ciências &. Saúde Coletiva, v.14, n.3, Rio de Janeiro Maio/Jun., 2009.

MENDES, E.V. Por um modelo técnico assistencial da política de saúde em defesa da vida: contribuição para as conferencias de saúde: Cadernos de Saúde Publica. Ago/Set 1999.

TEIXEIRA, C.F. A construção social do planejamento e programação local da vigilância a saúde no Distrito Sanitário. In: MENDES, EV (org.) Planejamento e programação local da Vigilância da Saúde no Distrito Sanitário. Brasília: OPS, n. 13, p. 43-59, 1994.