Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A ADOLESCENTES ASSISTIDOS PELO CAPSI NA VISÃO DA FAMÍLIA
Nicácia Souza Oliveira, Alana Barbosa Lima, Gisele Lopes Oliveira, Francisca Silva de Alencar, Luana Alinny de Oliveira Albuquerque, Natália Bastos Ferreira, Agnes Raquel da Silva Correia, Edeíza Ataliba Bastos, Raimundo Tavares de Luna Neto

Resumo


O sofrimento psíquico de crianças e adolescentes têm números crescentes na sociedade. No Brasil, aproximadamente de 10% a 20% da população de crianças e adolescentes sofrem de transtornos mentais e, dessa porcentagem, de 3% a 4% necessitam de tratamento intensivo. Nessa conjuntura as práticas da atenção à saúde mental devem ser voltadas para o bem estar da criança e do adolescente em sofrimento psíquico, bem como para seu sistema familiar. Dessa maneira, a interação entre familiares e equipe multidisciplinar, dá continuidade e maiores chances de resolutividade ao trabalho desenvolvido com os adolescentes, pelos profissionais de saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPSi). Esse estudo teve como objetivo identificar a visão da família a respeito das estratégias de cuidado da equipe multidisciplinar aos adolescentes clientes do CAPSi do município de Iguatu-Ce. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Utilizou-se uma entrevista semi-estruturada com 10 adultos familiares dos adolescentes assistidos pelo CAPSi. Posteriormente, os dados foram apresentados em categorias e analisados através da técnica da análise de conteúdo. De acordo com os resultados da pesquisa, constatou-se que a maioria das participantes tinha acima de 50 anos, todas eram do sexo feminino, casadas, a maioria eram as próprias mães dos adolescentes, possuíam baixo grau de escolaridade e renda familiar de apenas um salário mínimo. Os familiares mostraram-se satisfeitos quanto ao acolhimento e cuidado dispensados pelos profissionais de saúde mental da instituição, enfatizando os avanços dos adolescentes após o inicio do tratamento no CAPSi. Destacaram ainda, que as estratégias utilizados pelos profissionais foram determinantes para o vínculo familiar no tratamento desses adolescentes. Dessa forma, conclui-se que a interação da família com a equipe multiprofissional é de extrema importância durante o processo de reabilitação de adolescentes psiquicamente afetados.

Palavras-chave


Saúde mental.Família. Adolescentes. Atenção Psicossocial.

Referências


BARBOSA, C. D. et al. Condutas terapêuticas de atenção às famílias da população infanto-juvenil atendida nos centros de atenção psicossocial infantojuvenis (CAPSi) do estado de São Paulo. Rev. Bras. Crescimento Desenvolvimento Humano, v. 19, n. 2, p. 262-268, 2009.

BRASIL.Ministério da Saúde. Saúde Mental no SUS: os Centros de Atenção Psicossocial. Brasília, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Caminhos para uma política de saúde mental infanto-juvenil. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

DIMENSTEIN, M. et al. Estratégia da Atenção Psicossocial e participação da família no cuidado em saúde mental. Physis Revista de Saúde Coletiva, v.20, n. 4, p.1209-1226, 2010.