Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Práticas Integrativas e Complementares-Relato de Experiência na Residência Integrada Multiprofissional de Atenção Hospitalar a Saúde da UFC.
Lúcia de Fátima Rocha Bezerra Maia, Mary Anne Medeiros Bandeira, Felícia Fátima Sousa Teixeira, Maria Fátima Maciel Araújo

Resumo


Caracterização do Problema: A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS- PNPIC-SUS vem se consolidando na Universidade Federal do Ceará, fortalecida em programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão, a exemplo do Programa da Residência Integrada Multiprofissional de Atenção Hospitalar a Saúde, em parceria com instituições de saúde do Estado do Ceará. A inclusão do conhecimento nesse modelo de formação deriva de tripla constatação: as práticas oficiais de cuidado a saúde são insuficientes para garantir o acesso e liberdade de escolhas terapêuticas; mudança nos paradigmas do cuidado com menos rigidez entre o científico e popular; busca da consciência coletiva de caminhos naturalistas e menos invasivos do cuidado a vida e defesa do planeta. Assim o objetivo deste relato é sistematizar a experiência de desenvolvimento do Módulo de PNPIC-SUS no Programa de Residência. Descrição da Experiência: O foco orientador abrange a organização e análise da atividade, tendo  como base os conceitos de experiência- conhecimento que se obtém na prática de vida, resultante do exercício contínuo da ação docente em  sua concepção como arte ou ofício. Ação intrínseca à própria prática/individual. Como mediadora de reflexão, pode ser reinventada em resposta aos problemas. Mesmo significativa, sozinha, pode igualmente caber à compreensão, adentrando o campo das ideologias, e ser expediente, no qual viceja todo tipo de dominação; sistematização- análise crítica da aprendizagem do processo vivido. Não é só ordenar e classificar informações e registros, mas extrair lições e razões pelas quais as coisas saíram de um jeito ou de outro; produção compartilhada- composição de forças que permitem a compreensão dos fatos como algo maior do que a soma de partes e a capacidade de aglutinar forças de trabalho produtivo, realizado num mesmo plano de objetivos. Efeitos Alcançados: Compreensão e adesão dos residentes na implementação das PICS no ambiente hospitalar/clínico e especialidades na oferta de outras opções terapêuticas que envolvem a questão cultural, em contextos que confrontam o fazer prático, com os pressupostos teóricos, que o inspiram. Recomendações: Inclusão de estágio de desenvolvimento de competências e  habilidades práticas ( ação imediata do saber fazer) em terapias físicas; hidroterapia; fitoterapia; nutrição; ondas, radiações e vibrações; terapias mentais e espirituais; exercícios individuais e terapias artísticas no percurso da residência.