Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA TUBERCULOSE NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ, NO PERÍODO DE 2007 À 2011
Ysabely de Aguiar Pontes Pamplona, Antônio Linhares Pontes Filho, Luciana Gomes Machado, Cristiane Santiago Natario Branco, Amelia Cohn, Rosa Maria Ferreiro Pinto

Resumo


A tuberculose é um problema mundial de saúde publica, e as taxas de mortalidade e morbidade continuam a subir. O combate à tuberculose no Brasil caracterizou-se por apresentar distintas abordagens públicas na tentativa de controlar e erradicar a doença. Identificar o perfil sócio demográfico dos pacientes portadores de TB no Município de Juazeiro do Norte (JN)- CE. A pesquisa adotou caráter epidemiológico quantitativo, com delineamento transversal e retrospectivo baseado em dados secundários, no período de 2007 a 2011 do município de JN. Sobre o coeficiente de prevalência de tuberculose no município de Juazeiro do Norte, identificou-se uma clara redução de casos nos últimos anos. Uma das hipóteses da melhora atribuída na diminuição do número total de casos, pode ser devido a realização de um enfrentamento mais efetivo aos casos de tuberculose ocasionando uma posterior diminuição da transmissão. Essa melhora pode ser atribuída ao início da estratégia DOTS, em função dos trabalhos de busca ativa dos sintomáticos respiratórios. Em 2009 apresentou a taxa de prevalência de 30,8 sendo considerada a melhor taxa do período estudado. Já quando se avalia a distribuição da tuberculose segundo o bairro, 237 dos casos notificados ficaram concentrados principalmente em oito dos 41 bairros do município do JN. Os dados segundo ao bairro podem ser reflexos das desigualdades na saúde da população, influenciado por fatores sociais e econômicos tais como renda, ocupação, educação, acesso a alimentação de qualidade, habitação, saneamento básico, acesso aos serviços de saúde. Na analise dos casos de tuberculose por ano de diagnóstico segundo a faixa etária, observou-se que a maior parte dos casos 254 ocorreu em pessoas entre 20 a 49 anos durante o período pesquisado. Esta é a faixa de maior produtividade, situação semelhante encontrada no Brasil. A avaliação dos casos de TB no município quanto ao gênero segundo ano de diagnóstico, observou-se que é predominantemente masculino. Embora tenha apresentado diminuição de casos de tb, o estado de saúde do município ainda inspira medidas de muito cuidado das políticas de saúde quando comparado com os índices propostos pelo Ministério da Saúde e pela OMS. O cenário de desfavorecimento social, condição infelizmente presente em todos os cantos de nosso país, além de afastar aqueles que mais precisam de ajuda, também desestimula o bem querer viver dos mais marginalizados, representado por estes, o momento mais crítico do nosso cuidado. Os números nos mostram que é preciso mais planejamento, estratégias e ações efetivas. A necessidade de maior proximidade entre os serviços de saúde e comunidade remete, por sua vez, a necessidade imediata de maior descentralização dos serviços de saúde em todas as unidades, para que possamos juntos vencer os desafios e construir um sistema de saúde que melhore efetivamente as condições de saúde da população.

Palavras-chave


Tuberculose; Notificação; Epidemiológico.

Referências


1- VIEIRA, Amadeu Antonio; RIBEIRO, Sandra Aparecida. Abandono do tratamento de tuberculose utilizando-se as estratégias tratamento auto-administrado ou tratamento supervisionado no Programa Municipal de Carapicuíba, São Paulo, Brasil. J Bras Pneumol, v. 34, n. 3, p. 159-66, 2008.

2- RUFFINO-NETTO, Antonio et al. Tuberculose: a calamidade negligenciada.Rev Soc Bras Med Trop, v. 35, n. 1, p. 51-8, 2002.

3- KRITSKI, Afrânio Lineu et al. Duas décadas de pesquisa em tuberculose no Brasil: estado da arte das publicações científicas. Revista de Saúde Pública, v. 41, p. 9-14, 2007.