Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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AVALIAÇÃO  DOS CURRÍCULOS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DO IFNMG SOB O ENFOQUE DA TRANSVERSALIDADE E A HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE
Karla Jaciara Vieira Damaceno, Haline Falcão de Ornelas, Claudio Eduardo Rodrigues

Resumo


Introdução: O Humaniza SUS é uma política que perpassa as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS e um dos princípios básicos da humanização é agregar a eficiência técnica e científica a uma postura ética que respeite a singularidade das necessidades do usuário e do profissional, aceitando os limites de cada um e a convivência com o desconhecido e o imprevisível. Considerando o processo saúde-doença-cuidado, a humanização tem sido enfocada como um dos temas centrais para a formação do trabalhador de saúde para a realização do cuidado integral e da promoção da saúde. Observa-se que a proposta do Humaniza SUS deve extrapolar a dimensão do cuidado, voltando-se também sua atenção para o processo educativo, de formação dos profissionais de saúde. Objetivo: O presente trabalho objetiva discutir a necessidade da ampliação da abordagem curricular para além da questão biológica e medicalizante, conforme preconizado pela Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS), levando em conta a importância dessa política para desenvolver e fortalecer o Sistema Único de Saúde. Metodologia: Será realizado um estudo do plano de curso e do projeto político pedagógico executado nos cursos Técnicos em Enfermagem, em andamento dentro do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, verificando a existência de temas pertinentes à humanização e averiguando junto aos docentes, as estratégias pedagógicas utilizadas para contemplar esta temática no contexto diário da sala de aula. Resultados Esperados: Com o desenvolvimento deste trabalho espera-se sugerir novas propostas de currículos que contemplem a temática humanização de forma transversal, além de oficinas de capacitação para os docentes enfatizando a importância desta temática para a formação dos profissionais Técnicos em Enfermagem e também a organização de estratégias pedagógicas que possam favorecer a inclusão deste tema no currículo, de forma transversal. Conclusão: A discussão e inserção da humanização, de forma transversal, nos espaços de formação dos profissionais de saúde tornam-se relevantes devido à necessidade de se constituir profissionais tecnologicamente competentes, capazes de trabalhar em equipe, criativos, autônomos, resolutivos, engajados na promoção da saúde, abertos à participação social e comprometidos com a humanização da saúde.

Palavras-chave


Humanização, transversalidade, educação.