Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DAS ESCOLAS PACTUADAS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO EM 2012
Penha Faria Cunha, Gisele Massante Tracera, Gilson Saippa Oliveira

Resumo


O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento sobre o estado nutricional dos alunos de 6 escolas contempladas pelo Programa Saúde na Escola da rede municipal de Nova Friburgo no ano de 2012 e o posterior acompanhamento dos casos com alteração do padrão de normalidade nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família juntamente com um trabalho de prevenção e promoção da saúde realizado com os profissionais de nutrição da rede de saúde e de educação. Para a vigilância do estado nutricional é preconizado o método antropométrico, que é apontado como sendo o melhor parâmetro para avaliar o estado nutricional de grupos populacionais. A avaliação antropométrica foi realizada no espaço escolar nos dois turnos de aula para que todos os alunos matriculados fossem avaliados. Alunos de uma Escola Técnica de Enfermagem local orientados por um profissional enfermeiro ou médico da Unidade Básica de Saúde fizeram a pesagem e a aferição da altura. Após este levantamento obteve-se o IMC para avaliação nutricional e posterior identificação dos casos de sobrepeso e obesidade. Realizaram avaliação antropométrica 1461 escolares. Foram identificados 175 alunos com sobrepeso e 77 com obesidade. Os alunos foram encaminhados às respectivas Estratégias de Saúde da Família e estão sendo acompanhados pelo clínico geral e também estão realizando encontros em grupos com a nutricionista da rede na própria Unidade para orientações sobre alimentação saudável. A prevenção e o diagnóstico precoce das alterações no peso como o sobrepeso e a obesidade são importantes aspectos para a promoção da saúde e redução de morbimortalidade, não só por serem fatores de risco para outras doenças, mas também por interferir na duração e qualidade de vida desses indivíduos.

Palavras-chave


avaliação nutricional, saúde na escola, prevenção e promoção da saúde

Referências


Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde e prevenção nas escolas: guia para a formação de profissionais de saúde e de educação. Brasília. Ministério da Saúde, 2006.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Caderno de Atenção Básica: Saúde na escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Passo a passo PSE: Programa Saúde na Escola: tecendo caminhos da intersetorialidade. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.