Tamanho da fonte:
CAMINHOS DA INTERSETORIALIDADE NO PROGRAMA SAÚDE DA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO
Resumo
O objetivo deste trabalho é descrever as ações intersetoriais desenvolvidas a partir da implantação e implementação do Programa Saúde na Escola no município de Nova Friburgo no ano de 2012. As ações dos Componentes I (avaliação clínica e psicossocial) e II (Educação e Promoção da Saúde) nas Escolas e creches pactuadas no PSE ocorreram a partir das a articulação intersetorial com Universidades locais, Programas de saúde do município além de outras secretarias de governo. Ao longo do processo de implementação do PSE, foi possível observar os diversos aspectos que interferem na condução de uma política ou programa, desde recursos materiais, estrutura político-institucional, atores-chave, parcerias e rede de apoio, até divergências, contradições, conflitos e consensos pessoais, políticos e de interesses. Pontos críticos e entraves: existe uma grande preocupação dos gestores em colocar em prática o PSE Nacional no município na tentativa de alcançar as metas, que nem sempre são as prioridades das comunidades envolvidas; o Programa não contempla toda a rede de educação já que as Unidades Escolares têm que ter uma ESF em seu território e a cobertura das ESF hoje em Nova Friburgo é de apenas 18%. Pontos favoráveis foram: a detecção precoce de hipertensão arterial em alguns estudantes da rede; o levantamento sobre o estado nutricional dos alunos da rede e posterior encaminhamento e acompanhamento dos casos nas respectivas Unidades de Estratégia de Saúde da Família; a oportunidade de promover a comunicação entre Unidade Escolar e de Saúde; a oportunidade de levarmos a campo os alunos das Universidades locais (UFF e UNESA) para realizarem atividades nas comunidades e conhecerem de perto a realidade local; o estabelecimento de uma agenda conjunta entre o PSE e as coordenações do Programa de Imunização, do Programa DST’s, AIDS e hepatites virais, do Hiperdia, do Programa Saúde da Criança e do Adolescente.
Palavras-chave
intersetorialidade, saúde na escola
Referências
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde e prevenção nas escolas: guia para a formação de profissionais de saúde e de educação. Brasília. Ministério da Saúde, 2006.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Caderno de Atenção Básica: Saúde na escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Passo a passo PSE: Programa Saúde na Escola: tecendo caminhos da intersetorialidade. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.