Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EXPERIÊNCIA EM PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ESCOLA PÚBLICA DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE MANAUS
Mariana Martins de Barros, Nicolás Esteban Castro Heufemann, Natacha Maria do Nascimento Valente, Vládia Maria Nascimento de Lima, Sandra Freire

Resumo


O sistema educacional do Brasil possui cerca de 45 milhões de crianças e adolescentes efetivamente matriculados. Apesar dessa estatística, nas regiões mais pobres do país como a Norte e o Nordeste, somente 40% das crianças, em média, terminam a educação fundamental. A evasão escolar e a falta às aulas ocorrem por diferentes razões, incluindo violência, uso e comércio de entorpecentes e gravidez na adolescência. Essa difícil realidade de violência e desestruturação familiar, comprometem os resultados do processo de aprendizado escolar. Entretanto, levando em consideração a abrangência da rede educacional brasileira, é possível identificar que a escola tem a capacidade de influenciar um elevado número de crianças e adolescentes. Este setor é fundamental para concretizar ações de promoção da saúde voltadas para o fortalecimento das capacidades individuais. Portanto, em nosso trabalho, a equipe de acadêmicos de medicina adentrou a Escola Municipal Abílio Alencar com o espírito de contribuir para um futuro melhor das crianças do sétimo ano. A proposta de trabalhar os temas veio do anseio do corpo de professores e do diretor. Com base nas necessidades identificadas por esse grupo, a equipe selecionou três dinâmicas de uma publicação do Ministério da Saúde e uma desenvolvida pelo departamento de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante os trabalhos muitas questões foram levantadas pelos alunos, como por exemplo, quando abordamos a temática “DST” as dúvidas giravam em torno: “como é que consegue passar alguma coisa? Não tem sangue no meio, é só pele com pele”. Mas, foi quando desenvolvemos a atividade "A árvore do sonho" que a equipe compreendeu qual era a perspectiva de futuro e qual era a visão, deste grupo de adolescentes, sobre os componentes principais da sua vida atual. Todos esses “desejos”, sonhos e projetos tiveram um profundo impacto na vida de cada uma de nós, pois, demonstrou vividamente a desigualdade social e econômica existe entre a zona rural e a urbana de Manaus. Essa dinâmica nos fez refletir o quanto esses adolescentes anseiam por um futuro melhor, de ter uma profissão, de viajar pelo mundo. Nos fez desejar que todos aqueles sonhos fossem concretizados e que esses alunos começassem a entender que a busca por um futuro melhor começa na escola. Esperamos ter exercido influência nas suas escolhas futuras bem como ter contribuído para elas.

Referências