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EXPERIÊNCIA EM PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ESCOLA PÚBLICA DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE MANAUS
Resumo
O sistema educacional do Brasil possui cerca de 45 milhões de crianças e adolescentes efetivamente matriculados. Apesar dessa estatística, nas regiões mais pobres do país como a Norte e o Nordeste, somente 40% das crianças, em média, terminam a educação fundamental. A evasão escolar e a falta às aulas ocorrem por diferentes razões, incluindo violência, uso e comércio de entorpecentes e gravidez na adolescência. Essa difícil realidade de violência e desestruturação familiar, comprometem os resultados do processo de aprendizado escolar. Entretanto, levando em consideração a abrangência da rede educacional brasileira, é possível identificar que a escola tem a capacidade de influenciar um elevado número de crianças e adolescentes. Este setor é fundamental para concretizar ações de promoção da saúde voltadas para o fortalecimento das capacidades individuais. Portanto, em nosso trabalho, a equipe de acadêmicos de medicina adentrou a Escola Municipal Abílio Alencar com o espírito de contribuir para um futuro melhor das crianças do sétimo ano. A proposta de trabalhar os temas veio do anseio do corpo de professores e do diretor. Com base nas necessidades identificadas por esse grupo, a equipe selecionou três dinâmicas de uma publicação do Ministério da Saúde e uma desenvolvida pelo departamento de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante os trabalhos muitas questões foram levantadas pelos alunos, como por exemplo, quando abordamos a temática “DST” as dúvidas giravam em torno: “como é que consegue passar alguma coisa? Não tem sangue no meio, é só pele com pele”. Mas, foi quando desenvolvemos a atividade "A árvore do sonho" que a equipe compreendeu qual era a perspectiva de futuro e qual era a visão, deste grupo de adolescentes, sobre os componentes principais da sua vida atual. Todos esses “desejos”, sonhos e projetos tiveram um profundo impacto na vida de cada uma de nós, pois, demonstrou vividamente a desigualdade social e econômica existe entre a zona rural e a urbana de Manaus. Essa dinâmica nos fez refletir o quanto esses adolescentes anseiam por um futuro melhor, de ter uma profissão, de viajar pelo mundo. Nos fez desejar que todos aqueles sonhos fossem concretizados e que esses alunos começassem a entender que a busca por um futuro melhor começa na escola. Esperamos ter exercido influência nas suas escolhas futuras bem como ter contribuído para elas.