Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A História e a Cultura Brasileira na Formação de Cidadões na área de Saúde
Alaércio Aparecido de Oliveira, Teresa Cristina dos Santos Leal

Resumo


É fundamental que nossos  jovens tenham o  conhecimento da nossa história e consiga transmitir e utilizar destes conceitos na construção de sua cidadania, ou seja, que possa atuar  tanto  academicamente,  socialmente    e  profissionalmente  na    formação  de  uma sociedade  consciente,  responsável.  A  preocupação  com  a  saúde  remonta  o  tempo, constando  registros  nas  Sagradas  Escrituras,  dos  diversos  milagres  realizados  por homens de Deus, profetas, apóstolos e, notadamente, pelo Filho de Deus, Jesus Cristo.   Dai  a  importância,  da  propagação  de  nossa  historia,  de  nossa  cultura  da  base  de  um povo sofrido, mas que se ergue em prol do semelhante. Nos cursos de ensino superior na area  de saúde,  a  Cultura não pode ser esquecida como um evento isolado, ela é um pouco de tudo, traz com ela nossas referências históricas, costumes, condutas, desejos e reflexões, que acarretam na produção e no tratamento dos colaboradores que prestam serviços no contexto de saúde. Este trabalho tem a proposta de  fornecer bases teóricas  e conceituais das disciplinas que formam o núcleo central dos cursos da area de saúde e humanas para o curso de gestão em tecnologia de saúde unificando em uma disciplina a  sociologia, antropologia, economia política em saúde e ciências políticas atuais, cultura raça e suas influencia na area de saúde. Assim, os conceitos de estrutura social, sociedade, cultura, processo  de  trabalho,  produção,  reprodução  social,  força  de  trabalho,  Estado,  poder, mudança,  conflito,  ideologia,  consciência  social,  entre  outros,  contribuindo  para  o dimensionamento de uma perspectiva crítica da sociedade de nossos alunos. O estudo científico da realidade social e dos problemas de saúde deve ser produto da leitura, da pesquisa e do debate. O objetivo deste seria a formação de um cidadão mais reflexivo, atuante como deve ser o profissional na saúde, capaz de conduzir a situações teóricos e conceituais  em  praticas  constantes  no  seu  cotidiano,  através  da  sensibilidade,  da humanização, superior a raça, a preconceitos sem qualquer restrição da abrangência do tema. A abordagem de um pensamento e de uma prática social em saúde é fundamental a  historicidade  dos  processos,  assim  como  a  discussão  sobre  as  principais  correntes filosóficas,  pois  somente  dessa  forma  pode­se  estabelecer  a  relação  entre  ideologia, conhecimento  e  prática  social  e  política,  fundamental  para  a  formação  de  nossos discentes, sendo assim através deste, habilita­se um estudo de aplicação de extensão e capacitação destes cursos.

Palavras-chave


História; Ensino; Saúde; Cidadão; Preconceitos