Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: ENTRELAÇOS COM O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET-SAÚDE)
Keila Zampirom, Maria Elisabeth Kleba, Ana Cristina Costa Lima

Resumo


Introdução: Este Trabalho de Conclusão de Curso de Psicologia aprovado na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó (2013) aborda a participação de acadêmicos do Curso de Psicologia no Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde, PET-Saúde, do qual participam dez cursos da instituição. Desde 2006, a Unochapecó desenvolve ações por meio do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, Pró-Saúde e desde 2009 tem projetos aprovados pelo Ministério da Saúde no PET-Saúde. Objetivo: Analisar os efeitos do PET-Saúde desenvolvido pela Unochapecó na formação profissional em Psicologia, a partir da experiência no PET-Saúde. Metodologia: A proposta metodológica está orientada na perspectiva da pesquisa qualitativa, com o método de estudo de caso. Foram entrevistados individualmente seis participantes, sendo três professores do curso de Psicologia e três estudantes/profissionais, bem como coletivamente outros três estudantes/profissional que participam/participaram do PET-Saúde, fazendo nove entrevistas. O material de campo foi trabalhado com análise temática, a partir dos três eixos propostos pelo Pró-Saúde: orientação teórica, orientação pedagógica e cenários de prática. Resultados: Destacam-se como principais efeitos provocados pela estratégia de governo, PET-Saúde, a produção de outras práticas de cuidado ancoradas pela perspectiva da integralidade, em que desabrocha a criação de outras práticas de cuidado, condizentes com os princípios e diretrizes do SUS, que supera a fragmentação dos saberes e tensiona a abertura ao diálogo com outros profissionais. Entre as potencialidades apontadas pelos sujeitos pesquisados, destaca-se a estratégia pedagógica adotada no PET-Saúde, a qual provoca estranhamento ao encontro com outros modos de ver e fazer e induz o estudante de Psicologia a pensar, experimentar e criar outros jeitos de operar. Os sujeitos de pesquisa consideram que houve mudanças significativas em favor do SUS, nas escolhas posteriores de práticas e estágios curriculares e na atuação profissional. Apontamos, ainda, a importância do encontro dos estudantes com os cenários de prática, possibilitando entender as práticas psi nos territórios do SUS. Considerações finais: O PET-Saúde é um poderoso dispositivo que induz mudanças nos modos de pensar e fazer no campo da saúde coletiva e para impulsionar a formação de habilidades e competências na graduação para o trabalho no SUS.

Palavras-chave


Formação em Psicologia; Educação em saúde; Sistema Único de Saúde; PET- Saúde; Formação em saúde