Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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SABERES E PRÁTICAS SOBRE AMAMENTAÇÃO E DESMAME: UMA ATIVIDADE EDUCATIVA PAUTADA NO MÉTODO PAULO FREIRE
Carliene Bezerra da Costa, Carlos Bruno Silveira, Cecília Carla Barroso Calazans, Dafne Paiva Rodrigues, Jordana Rodrigues Moreira, Jéssica Freire Rangel, Letícia Alexandre Lima

Resumo


Objetivamos descrever a experiência de uma atividade de educação em saúde sobre Amamentação e Desmame. Esta foi realizada por acadêmicos e professoras de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará, em março de 2012, cujo público-alvo foi os usuários de uma unidade de saúde da família de Fortaleza, Ceará, Brasil. Como referencial teórico, utilizou-se o Método Paulo Freire. A atividade, realizada sob a forma de oficina, foi dividida em diversos momentos, nos quais foram abordados temas como: leite materno, importância do aleitamento, técnica de amamentação, desmame e alimentação complementar. Verificou-se que o incentivo ao aleitamento é considerado fundamental pelos participantes da dinâmica. Porém, ainda observam-se diversos entraves na permanência do leite materno como única fonte alimentar da criança até, no mínimo, o sexto mês de vida. Atividades educativas como esta devem ser incentivadas a fim de informar à comunidade sobre a importância do aleitamento para a saúde da mãe e da criança.

Palavras-chave


Aleitamento Materno; Desmame; Educação em Saúde; Informação

Referências


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