Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA ALTA HOSPITALAR EM PACIENTES QUE FORAM SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE RENAL: RELATO DE CASO
Ana Iara Pereira de Souza, Robéria Mandú da Silva Siqueira, Elaine Antônia Perez, Luciana Venhofen Martinelli Tavares, Carlos Alberto Eloy Tavares

Resumo


Introdução: O planejamento da alta hospitalar deve ser realizado de forma sistemática, organizada, e com a atuação multiprofissional e interdisciplinar, desde a admissão, para o empoderamento do usuário. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo verificar o planejamento do processo para a alta hospitalar em usuária submetida ao transplante renal. Método: Estudo de caso de usuária submetida ao transplante renal em Hospital Santa Casa de Campo Grande-MS, em Setembro de 2013. Sendo realizados em dois momentos no período de 9 (nove) dias, admissão até a alta. Para avaliação dos resultados foram observadas as orientações repassadas para a mesma, de que forma foram realizadas neste período de internação e na alta, além da referência e contrarreferência. Resultados: F. A. V., feminino, casada, 3 (três) filhos, residente em Três Lagoas, trabalhou em serviços gerais. Descobriu ter IRC (Insuficiência Renal Crônica) em 2012, realizando hemodiálise desde então, até o transplante renal de doador falecido. No primeiro momento foi realizado um diálogo, até então não havia orientações. No segundo momento, dia da alta, foi entregue a orientação impressa para a alta, pela enfermeira do setor. Também, no mesmo dia da alta, foi entregue um caderno com anotações dos medicamentos imunossupressores, feito pela enfermeira da unidade. Foram entregues pela secretária da médica responsável pela paciente, os documentos necessários para que conseguisse os medicamentos imunossupressores na Casa da Saúde de Campo Grande, também foram entregues medicamentos para o tratamento de 15 (quinze) dias e marcado o retorno no ambulatório em 8 (oito) dias. Verificou-se que no momento da alta a paciente iria embora sem levar a receita, os documentos necessários e o seu caderno. Quando perceberam que ela estava saindo, a pararam no corredor e neste ambiente entregaram e fizeram as orientações, assim, observa-se que não houve dinâmica na atenção da mesma. Não foi verificado pela enfermeira como seriam os cuidados nos serviços de saúde prestados em sua cidade, verificando falha na contra-referência. Conclusão: Programas de preparação para a alta hospitalar são de extrema importância para melhorar o atendimento ao usuário, garantir que ele entenda as orientações fornecidas e que as mesmas sejam repassadas de forma adequada e em ambiente adequado, tendo a atuação da equipe de saúde interdisciplinar na preparação para a alta importante para a abordagem integral.

Palavras-chave


Transplante Renal; Alta Hospitalar; Planejamento de alta; Equipe multidisciplinar

Referências


  1. Flores RV, Thomé EGR. Percepções do paciente em lista de espera para o transplante renal. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2004 nov/dez;57(6):687-90.
  2. Oliveira Furtado AM., de Souza, SR de O e S., Lopes de Oliveira, B., Novaes Garcia, C. O enfermeiro assistencial e educador em uma unidade de transplante renal: uma questão desafiadora. Enfermería Global, 2012, (27).
  3. Organização Mundial de saúde. Glossary of terms For community health care and Services for older persons.2004. Disponível em: http://whqlibdoc.who.int/wkc/2004/WHO_WKC_Tech.Ser._04.2.pdf. Acesso em: 14 de Outubro de 2013.
  4. Pereira APS, Tessarini MM, Pinto MH, Oliveira VDC. Alta hospitalar: visão de um grupo de enfermeiras. R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2007 jan/mar; 15(1):40-5.
  5. Kerzman H, Baron-Epel O, Toren O. What do discharged patients know about their medication? Patient Education and Counseling, 2005;56:276-282.
  6. Cunha CB,  León ACP, Schramm JMA, Carvalho MS, Júnior PRBS, Chain R. Tempo até o transplante e sobrevida em pacientes com insuficiência renal crônica no Estado do Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 23(4):805-813, abr, 2007
  7. Cherchiglia ML, Machado EL, Szuster DAC, Andrade EIG, Acúrcio FA, Caiaffa TW, Sesso R, Junior AAG, Queiroz OV, Gomes IC. Perfil epidemiológico dos pacientes em terapia renal substitutiva no Brasil, 2000-2004. Rev Saúde Pública 2010;44(4):639-49
  8. Pompeo DA, Pinto MH, Cesarino CB, Araújo RRDF, Poletti NAA. Atuação do enfermeiro na alta hospitalar: reflexões a partir dos relatos de pacientes. Acta Paul Enferm 2007;20(3):345-50.
  9. Attawal A. Nurses’ perceptions of discharge planning in acute health care: a case study in on Bristish teaching hospital. Jornal Advanced Nursing, New York, 2008;39(5):450-458.
  10. Miasso AI, Cassiani SHDB. Administração de medicamentos: orientação final de enfermagem para a alta hospitalar. Rev Esc Enferm USP 2005; 39(2):136-44.
  11. Cesar AM, Santos BRL.  Percepção de cuidadores familiares sobre um programa de alta hospitalar. Rev Bras Enferm 2005 nov-dez; 58(6):647-52.
  12. Teixeira JPDS, Rodrigues MCS, Machado VB. Educação do paciente sobre regime terapêutico medicamentoso no processo de alta hospitalar: uma revisão integrativa. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2012 jun;33(2):186-196.
  13. Araújo FSR. O planejamento da alta hospitalar pelo enfermeiro aos clientes das unidades clínicas e cirúrgicas: perspectiva da complexidade em saúde numa atitude transdisciplinar [dissertação]. Niterói, Universidade Federal Fluminense, Escola de enfermagem, 2012.
  14. Cecílio LCO. Os Sentidos da Integralidade na Atenção e no Cuidado à saúde. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social (IMS). Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); 2001. 113-126.
  15. Albert NM. Improving medication adherence in chronic cardiovascular disease. Crit Care Nurse. 2008;28(5):54-64.