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SIMULAÇÃO DE PRÁTICAS EM URGÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A simulação em urgência e emergência vem com a perspectiva de transmitir conhecimento a partir de uma situação análoga da vida real. Assim, “o disparador de aprendizagem Simulação é caracterizado como um espaço protegido que simula cenários da prática de cuidados à saúde [...], onde os estudantes realizam atendimentos em pacientes simulados, realizam procedimentos em manequins e/ou bonecos, entre outras atividades pedagógicas problematizadoras e clínicas” (SANTOS; LEITE; HECK, 2011, p.186). A partir do Projeto de Extensão Observatório de Saúde da Rede Assistencial de Urgência e Emergência do SUS, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, realizaram-se cursos de capacitação dos componentes deste em Suporte Básico de Vida – SBV, para que atividades como simulações, cursos e estágios no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU fossem realizados com o intuito de posteriormente repassar este aprendizado para a comunidade. Objetivou-se Abordar as temáticas em urgência com a finalidade de repassar os conteúdos em simulações urgência. A Pesquisa é de natureza descritiva, onde foram realizadas simulações na 6ª Feira de Emprego – Desenvolvimento Profissional e Inovação que ocorreu do dia 21 a 23 de novembro de 2013 no Centro de Eventos do Ceará. Assim, Foram desenvolvidas atividades de ensino-aprendizagem, idealizando-se situações hipotéticas que com o auxílio de manequins para Reanimação Cardiopulmonar – RCP e o Ambú Reanimador, além do apoio de profissionais do SAMU, para que os participantes da Feira do Emprego que participavam destas miniaulas soubessem como agir numa situação real de Parada Cardiopulmonar. Descobriu-se com isso que a sociedade se interessa pelo assunto e que os conteúdos abordados satisfizeram, porém como o espaço era aberto a visitações, pessoas a todo instante chegavam e acompanhavam a simulação da metade e com isso surgiam dúvidas que já haviam sido solucionadas anteriormente. O envolvimento de todos nesta experiência se caracterizou pela grande procura do stand notando-se que o aproveitamento da simulação se deu pelo bom empenho dos alunos nas manobras. Mediante a isso, cria-se uma real necessidade de abertura de espaços como este, com o intuito de termos os fortalezenses preparados para realizar de uma simples ligação ao SAMU, até fazer atendimentos simples de urgência, fazendo-se valer das temáticas abordadas no curso de Suporte Básico de Vida.
Palavras-chave
Simulação; Urgência; Ensino
Referências
SANTOS, Matheus Casanova dos; LEITE, Maria Cecília Lorea; HECK, Rita Maria. A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm. (Online). Porto Alegre, v. 32, n. 1, p.185-188, Mar., 2011.