Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES SOBRE O USO RACIONAL DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Alda Brito Almeida, Hanna Gabriela Elesbão Cezar Bastos, Jarede Souza Silva, Tiele Pires dos Santos, Inaê Mariane de Jesus Bispo, Vívian Mara Ribeiro

Resumo


Caracterização do problema: A Estratégia de Saúde da Família (ESF) implantada em 1994 tem como objetivo reorganizar o modelo de saúde vigente Sistema Único de Saúde, implementar a municipalização e estimular a participação da comunidade (BRASIL, 2011). Nesse processo de mudança, os profissionais de saúde que atuam dentro da ESF além de exercerem suas atividades assistenciais, possuem um papel fundamental que é o de educador, por meio de ações de educação em saúde possibilitando, sensibilizar, educar e informar a população. Esta ação permitirá que se desenvolvam medidas de promoção e prevenção que se adéquam as necessidades da comunidade e os Determinantes Sociais de Saúde (OLIVEIRA, ANDRADE, RIBEIRO; 2009). Descrição da experiência: Foi realizada educação em saúde sobre o uso racional dos métodos contraceptivos, com adolescentes do 8º/9º ano de uma escola pública do interior do estado da Bahia. Inicialmente realizou-se uma dinâmica em que os alunos retiravam uma pergunta da caixinha à medida que a música parava e tentavam responder, tendo esta dinâmica, o objetivo de verificar o conhecimento dos mesmos. Em seguida foi realizada uma palestra educativa (exposição dialogada) sobre os métodos e demonstração de como se utiliza cada um, no qual no decorrer da apresentação dos slides foram sendo retiradas as dúvidas dos alunos. Efeitos Alcançados: Foi possível perceber que os alunos tinham conhecimento dos métodos mais corriqueiros, como a camisinha masculina, a pílula de emergência e a pílula anticoncepcional oral combinada, entretanto não tinha conhecimento da forma como e quando se utilizava cada um dos métodos, exceto a camisinha masculina. Após a exposição dialogada pôde-se verificar que os alunos conseguiram compreender a importância dos métodos contraceptivos, pois os mesmo foram instigados a retirarem as suas dúvidas no decorrer da palestra, além disso, no final todos agradeceram e relataram que haviam gostado da explanação e do tema abordado. Recomendações: O profissional de saúde tem uma grande responsabilidade como educador, sendo para isso necessário uma responsabilização, compromisso e conhecimento científico. Através dessas ações pode-se estimular autonomia, responsabilização e compromisso do usuário para obtenção da saúde (OLIVEIRA; SANTOS 2011). No entanto para que isso aconteça, faz-se necessário que os profissionais mobilizem toda a comunidade e estabeleça laços com a mesma para a realização dessas atividades.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Adolescente; Enfermagem.

Referências


  1. BRASIL, Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html>.
  2. OLIVEIRA, Ester de; ANDRADE, Ilidiana Miranda de; RIBEIRO, Rodrigo Soares. Educação em saúde: uma estratégia da enfermagem para mudanças de comportamento, conceitos e reflexões. Goiânia, agosto de 2009. Disponível em:<http://www.cpgls.ucg.br/ArquivosUpload/1/File/CPGLS/IV%20MOSTRA/SADE/SAUDE/Uma%20Estratgia%20da%20Enfermagem%20para%20Mudanas%20de%20Comportamento.%20Conceitos%20e%20Reflexes..pdf>.
  3. OLIVEIRA, Regina Lopes; Santos, Márcia Elena Andrade. Educação em saúde na estratégia saúde da família: conhecimentos e práticas do enfermeiro. Revista Enfermagem Integrada – Ipatinga: Unileste-MG - V.4 - N.2 - Nov./Dez. 2011. Disponível em: <http://www.unilestemg.br/enfermagemintegrada/artigo/v4_2/05-.pdf>.