Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ADMISSÃO E HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE DO CENTRO CIRÚRGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Fabia Maria de Souza, Mariana Herbster Gurgel, Natanna Jannierlly Rodrigues, Rosani Maria Campos de Menezes, Sadrine Maria Eufrasino de Pinho

Resumo


A humanização um assunto muito abordado nos dias atuais sendo percebido como algo fundamental para o respeito à vida humana, em dimensões que atingem as circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas presentes em todo relacionamento humano, nas quais não reduz homem apenas em sua doença, mas tratando-o de forma holística, promovendo a beneficência diante do mesmo, é importante que seja abordada em todas as situações do paciente, assegurando o bem estar, o conforto, o alívio da dor, promoção e prevenção da saúde, o acolhimento é o momento mais importante para que acha uma relação de confiança entre ambos. No entanto, ao observar uma admissão feita pela equipe de enfermagem no Centro Cirúrgico foi possível ressaltar a carência de uma assistência humanizada e sistematizada voltada para o paciente. Pressupõe-se que essa problemática é enfrentada devido à atenção dos profissionais de enfermagem voltar-se mais ao gerenciamento e à administração do setor, tornando a admissão do paciente um aspecto técnico, que se comprova através dos questionamentos rápidos em que se faziam necessários. As falhas percebidas na conduta profissional durante o estágio, nos fez refletir sobre como oferecer subsídios para prestar uma admissão humanizada, acolhedora e de qualidade, visando aliviar a tensão sentida pelo paciente ao se internar, para que o cuidado humano tenha efeito positivo, incorporando mais de um fator em sua estrutura, como a valorização da humanização. Por fim, se faz necessária a implantação da assistência humanizada no ambiente de Centro Cirúrgico, através da implementação da SAEP (Sistematização da Assistência de Enfermagem Peri operatória) que tem como objetivo organizar e planejar um cuidado mais efetivo ao paciente cirúrgico e na melhoria da assistência de enfermagem a este paciente, sendo importante que os próprios profissionais reflitam sobre suas ações e suas mudanças comportamentais. Respeitando o paciente como indivíduo, reduzindo a sua ansiedade e de seus familiares, oferecendo uma assistência individualizada, melhorando na programação da cirurgia, entre outros. Pois experiências sensoriais e emocionais agradáveis definem uma enfermagem de qualidade.

Palavras-chave


Humanização; Enfermagem; Centro Cirúrgico; Assistência

Referências


BEZERRA, J.T.M. Humanização da assistência do enfermeiro em centro cirúrgico. 2007. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Ciências da Saúde, Centro Universitário de Brasília. Brasília – DF, 2007.

PESSINI, L.; BERTACHINI, L. Humanização e Cuidados paliativos. 3.ed. São Paulo: Loyola.2006.