Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATO DE CASO DE PACIENTE QUEIMADO COM ÁLCOOL ETANOL EM TRATAMENTO PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO HOSPITAL SANTA CASA DE CAMPO GRANDE – MS
Talita Santos de Arruda, Tatiane Mayumi Ferreira, Eliane Alves França, Luciana Venhofen Martinelli Tavares

Resumo


Estima-se que no Brasil, ocorram em torno de 1.000.000 de acidentes com queimaduras por ano. Destes, 100.000 pacientes (10%) procurarão atendimento hospitalar e cerca de 2.500 irão falecer direta ou indiretamente de suas lesões (CURADO,2006). O presente relato trata do caso de paciente internado no setor de queimados da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande/MS, acompanhado durante estagio do PET-Saúde/Redes de atenção. O paciente é menor de idade e sofreu queimaduras ocasionadas por acidente com álcool etanol, também conhecido como álcool de posto de gasolina, bastante utilizado dentro do estado de Mato Grosso do Sul para o acendimento de chapa no preparo de bifes e churrasco. A importância deste trabalho se dá pelo aumento crescente de vítimas decorrentes desse tipo de acidente no estado, quase sempre vitimando mais de uma pessoa. Objetivando acompanhar sua evolução no tratamento desde o momento da entrada ao hospital até o pós-alta, evidenciando a importância do trabalho em equipe multiprofissional oferecido ao paciente no hospital e avaliar a problemática social por traz do acidente causado pelo uso inadequado do álcool etanol. Os dados foram coletados da ficha do paciente constante no hospital e a anamnese colhida com o próprio paciente. Os acidentes ocorrem por fatores multicausais: a compra ilegal e armazenamento irregular do combustível e a falta de conhecimento dos riscos e letalidade do uso do álcool liquido associado à ingestão de bebida alcoólica. Pudemos observar o grande número de casos que chega todos os dias ao hospital decorrentes de acidente com bife na chapa. O tratamento é eficiente, e os profissionais engajados na melhora do paciente, que acontece de maneira progressiva e lenta, por se tratar da queimadura uma agressão grave ao organismo. A partir dos problemas levantados acreditamos que necessita-se que as políticas públicas sejam efetivas e pontuais na forma de sua aplicação legislativa, que hoje é banalizada. Assim como, a educação social em saúde deve ocorrer de forma intensificada, no intuito de não se perder as características culturais da população, mas sim orienta-la para que a realização do bife na chapa aconteça de maneira segura.

Palavras-chave


Queimadura; Álcool; Linhas de Cuidado; PET Saúde; Santa Casa de Campo Grande; trabalho multiprofissional em saúde.

Referências


CURADO ALCF. Redução da dor em pacientes queimados através da acupuntura [Monografia apresentada como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharel em fisioterapia]. Goiânia: Universidade Estadual de Goiás;2006.