Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM DEBATE NECESSÁRIO
Marcos Aguiar Ribeiro, Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Maria José Dias Gonzaga, Iramara Sampaio Ferreira, Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque, Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas

Resumo


Introdução: Partindo do pressuposto de que a responsabilidade social das Universidades é alocada na extensão universitária, esta é para o Plano Nacional de Extensão (1999) o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. Objetivo: Discutir o tema extensão universitária por meio de oficinas influenciadas pela pedagogia de Paulo Freire com discentes participantes de projetos de extensão. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, a partir da metodologia da pesquisa-ação, tendo Paulo Freire como marco teórico. O estudo foi desenvolvido com 11 discentes participantes de diferentes projetos de extensão dos cursos de Enfermagem e Educação Física de uma universidade pública do Ceará, no período de agosto à dezembro de 2013. Para a coleta de informações utilizou-se a técnica do grupo focal, de forma a constituir a investigação temática. Em seguida realizaram-se duas oficinas influenciadas pelo referencial de Círculo de Cultura. Respeitaram-se os princípios éticos da Resolução 466/12, obtendo aquiescência favorável do Comitê de Ética. Resultados: A partir da investigação temática pôde-se conhecer o universo vocabular dos acadêmicos, identificando-se a concepção deles sobre extensão, suas motivações de participação, as atividades realizadas e as limitações. Dessa forma, optou-se por problematizar no primeiro Círculo de Cultura o sentido que os estudantes tinham de extensão, e a partir de então significar um conceito coletivo. Concebeu-se assim a extensão como um meio de retorno do que se aprende na universidade à comunidade. No segundo círculo discutiu-se a interdisciplinaridade, uma vez que foi identificado um distanciamento entre os cursos de Educação Física e Enfermagem. Nesta perspectiva, por meio de uma teia de lã construíram-se as possibilidades de integração entre os projetos ali representados, de forma a buscar potencializar as atividades dos projetos e reduzir as fragilidades identificadas. Conclusão: Neste interim, ressalta-se a importância das metodologias mais dialógicas e participativas para o alcance dos resultados. Dessa forma, os Círculos de Cultura constituíram-se como um espaço de compartilhamento e integração, contribuindo assim, para o debate sobre extensão universitária e a importância da interdisciplinaridade na formação em saúde.

Palavras-chave


Extensão Universitária; Interdisciplinaridade; Enfermagem; Educação Física

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Plano Nacional de Extensão. Brasília, DF, 1999.

 

FREIRE, P. O papel da educação na Humanização. Rev. Faeeba, Salvador, v. 5, n.7, 1997. Disponível em: <www.uneb.br/revistadafaeeba/files/2011/05/numero7.pdf>. Acesso em: 14 set. 2013.

 

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro, Paz e Terra, 8ª edição,1985.